Miúdos de Gainha

Admito que devemos escrever sobre coisas sérias. denunciando, protestanto, criticando com argumentos, enfim, focando em temas importantes, inclusive na crise e na mediocridade da política brasileira.

Mas, por outro lado, acho que não podemos ficar apenas tratando desses assuntos importantes, afinal a vida segue e, afinal, temos que viver a nossa vidinha, inclusive comentando o que os mais exigentes e sérios chamam de assuntos de somenos importância e insignificantes.

Pessoalmente, mesmo participando dos chamados assuntos sérios,dandopitaques sobre os grandes problemas, não consigo deixar de lado as "miudezas", isto é, as coisas do meu cotidiano simples, acanhado e matuto.

Por isso vou tratar de algo bem comum e irrelevante para muitos mas arretado para mim. Foi o caso de umas lapadasque tomei recentemente em Pesqueira (a famosa Ororubá Lendária e Eterna), tirndo o gostocom miúdos de galainha.Um amigo que conhece o meu fraco por algumas iguarias tipo de boteco, me convidou e, poke!, me fartei. Para mim miúdos de galinhasó tem como tira-gostoum rival: sarapatel. Agra os miúdos têm que ser de galinha capoeira, mas se forde frango também serve. e peparados com banha de porco e muito limão. Depois é botar uma pimentinha espertae priu. Pode-se tamabém fazer a farofade miúdos.

É claro que, depois do esquente, fiquei para ao almoço propriaente dito. O que foi servido na casa do amigo? Cabidela, a famosa cabidela sertaneja. Esta só como acompanhada de pão francês novinho, vou encharcando o pão no caldo da cabidela e comendo, como tambpem a carne com feijaozinho com torresmo e arroz soltinho, sem esquecer a pimenta. Detalhe:depois do almoço ainda teve a sobremesa: doce de leite daquele que fica ralinho, acompanhado de uma tora de queijo de coalho com aqueles buraquinhos. Por fim o cafezinho e o licor de jenipapo. Ato contínuo:me estirei numa rede branqinha do Ceará e trei um ronco.

Ainda comi com outro amigos dobradinha, feijoada, cozido. buchada. bode guisado, costeletas de porco e o escambau de comidas que não posso comer mas nas fperias tiro opé da lama.

Mas voltei ao Recife e, claro, ao regime, carninha grelhada, arroz integral e folhas, uma comida sem gosto, horrível, mas necessária para preservar u resto de saúde.

Ontem, juro, sonhei tomando umas lapadas de Pitu Gold e tirando o gosto com mipudos de galinha. Acordei. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/02/2019
Código do texto: T6569457
Classificação de conteúdo: seguro