PREVIDÊNCIA SOCIAL ESTÁ COM 96 ANOS... 16h25min.

Tem ganhando espaço novamente na mídia a reforma da Previdência Social. É difícil se chegar a denominador comum, pois há os que ganham “muito” e outros quase nada, ao mesmo tempo há alegação que desde a muito não há equilíbrio do que se arrecada, e aquilo que se paga aos aposentados...

Esta questão é bem antiga, os primeiros passos foram dados quase no apagar das luzes do sistema monárquico, 1888, “quando de forma ainda incipiente surgiram iniciativas para beneficiar antigos funcionários de setores que eram importantes para o império, tais como os funcionários dos correios, imprensa nacional, das estradas de ferro, da marinha, da casa da moeda e da alfândega. No entanto, foi apenas em 1923, que o Brasil assistiu o ponto de partida da história da previdência Social tal como hoje é concebida.” *

Portanto a previdência social está para completar quase um século, num passado não muito distante, e nos a isto alcançamos, a mulher se aposentava com 30 anos de contribuição e o homem com 35, ele poderia requerer com 30 anos, porém, receberia 70% do valor, motivo pelo qual a grande maioria preferia completar o tempo total.

Recentemente no governo Dilma, foi modificada, com a soma da idade e da contribuição, mulher 85 anos e o homem 95, os que “fugissem” desta nova regra caiam no fator previdenciário...

Esta nova reforma que deverá ser enviada a Câmara, logo após a recuperação do novo Presidente, que continua internado, se recuperando de mais uma cirurgia, não vai ser fácil se chegar a denominador comum, há a questão da idade mínima para mulher e do homem, a primeira com 62 o segundo com 65 anos...

Ao mesmo tempo se afirma que os mais de 30 milhões do INSS, tem despesas menores que um pouco mais de 1 milhão dos aposentados federais, que recebem muito mais que o teto máximo da previdência social...

Não vai se fácil, buscar este “equilíbrio”, entre o que a previdência arrecada, que desde a muito não está cobrindo o que se paga. Ao mesmo tempo há uma enorme diferença entre o setor privado e o setor político, pois há governadores, senadores, deputados federais e estaduais, e talvez até vereadores, que se aposentam com poucos anos de “trabalho”, com estas “disparidades” o déficit da previdência vai sempre crescendo...

Por último, resumidamente há cinco modalidades de aposentadorias, compulsória, especial, por idade, invalidez e tempo de contribuições.

Hoje fomos ao banco, para quitar uma fatura de cartão de crédito, e tirar o extrato para ver o nosso aumento, que passou de 1.630, para 1.682, reais, para quem contribuiu durante 37 anos, cujos últimos 24 anos na condição de empregador recolhendo sobre cinco salários mínimos, há “evidencias” que não estamos recebendo de acordo com nossas contribuições; felizmente a esposa ganha mais que dobro deste valor, se assim não o fosse a coisa estaria “russa”... 17h12min.

Curitiba, 06 de fevereiro de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Datas compilados da Wikipédia.

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 06/02/2019
Código do texto: T6568579
Classificação de conteúdo: seguro