História de uma laranja

- A senhora abriu uma empresa no seu nome para participar de processo de licitação?

- Eu não sei dizer. O meu falecido marido pediu para eu assinar uns papéis e eu assinei.

- O que o seu marido disse para você assinar?

- Ele disse “vamos fazer isso para ter uma renda a mais”, né? Aí eu assinei.

- A senhora estava habilitada a fazer o serviço previsto na licitação?

- Eu não, eu não sabia fazer nada, eu só ficava em casa. Nunca trabalhei fora.

- Então quem faria o serviço?

- O meu marido.

- A senhora era então uma espécie de “laranja” no processo de licitação?

- Não sei como é que fala, não sei como é isso. Eu só assinei os papéis que ele me deu.

- Ele dava os papéis para a senhora assinar e não dizia nada?

- Eu sabia que tinha a ver com isso de “licitação”, mas eu não entendo nada disso.

- Então ele levava os papeis para casa e a senhora assinava?

- É, eu assinava em casa, porque eu quase não saía. Eu tenho as minhas meninas para cuidar, não trabalhava, não saía, aí ele trazia para casa os papéis e eu assinava.

- A senhora não lia o que estava assinando?

- Não, mas é que eu sempre confiei nele, a gente vivia junto há tanto tempo, né? E é como eu disse, eu não entendo nada disso de licitação, nem ia adiantar eu ler.

- Quem elaborou a proposta que a senhora assinou?

- Isso eu não sei dizer, ele trouxe pra mim tudo pronto, só faltava assinar.

- A senhora tinha consciência de que estava participando do processo licitatório?

- Eu não sei o que isso significa, eu só assinei, não entendo nada de licitação.

- A senhora chegou a pensar que fosse uma “fachada” para beneficiar outra empresa?

- Não, não imaginei. Meu marido falou que ia ajudar na renda, só nisso que pensei.

- Por acaso a senhora conhece o vencedor do processo licitatório?

- Eu não conheço, fui saber quem era na audiência. Eu nunca fui nem na prefeitura, podem perguntar lá, nunca fui lá, e olhe que meu marido era vereador.

- O seu marido era aliado político do vencedor da licitação?

- Eu não sei dizer, eu não me envolvo com essas coisas. Eu tenho as minhas meninas para criar, eu fico em casa, sempre em casa, eu não converso sobre política.

- A senhora sabe por que a empresa não foi aberta no nome do seu marido?

- Ele disse que era porque ele era vereador, daí não podia, alguma coisa assim.

- Vocês chegaram a pensar o que fariam para cumprir o contrato, caso ganhassem?

- Isso era o meu marido quem podia dizer, porque eu não discuti nada, eu não fiz nada, eu não entendia nada. Ele não conversava comigo sobre essas coisas.

- A senhora acha admissível participar de licitação sem condições de prestar o serviço?

- Não, não acho.

- E a senhora não desconfiou em nenhum momento que poderia ser uma fraude?

- Não, não tinha motivo para desconfiar, era o meu marido quem entendia dessas coisas.

- Mas a senhora sabia que ele iria participar da licitação usando o seu nome.

- Sim, isso eu sabia.

- E não tinha conhecimento de alguma irregularidade ou fraude nessa ação?

- Não, não tinha. Acho que meu marido não participaria de nenhuma fraude.

- Mas a senhora...

- Gente, eu tô nervosa, não gosto de estar aqui, por favor, me deixem ir para casa!

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 06/02/2019
Reeditado em 06/02/2019
Código do texto: T6568527
Classificação de conteúdo: seguro