Religião, Cultura, Ciência...

O saudoso físico Sthephen Hawking se dizia ateu mas, certa feita, disse algo que de certa forma reduziu o seu ateismo: "Eu não sou religioso no sentido normal. Eu acredito que o universo é governado por leis da ciência. As leis podm ter sido decretas por Deus, mas Deus anão intervém para quebrá-las".

Como seria bomse os religiosos tivessem a mesma coragem para analisar as coisas, o mundo, as leis, a natureza. Que nao se refugiassem apenas na pressão pelo medo, no perigo do inferno.

Fico pensandomo malque as religiões fizeram à cultura e à ciência. Por exemplo Bagdá foi o centro de aprendizado do mundo acolhendo todas as religiões, filosofias, ciências e bibliotecas. Durante uns 500 anos foi a sede das iniciativas científicas e culturais. Lembrem-se que foram os árabesque inventaram os algarismsos arábicos 1, 2, 3. 4... e até o importántísimo Zero, antes usaa-se os algarismos romanos. Sçao palavras árabes: Nadir, Zenite. Alquimia, Quimica, Cifra, Álcool, Alcalino... Inventaram a àlgebra Deram nomess às estrelas, Vega, Betelgeuse. Algebar, Deneb, Acrab, Kitalpha... Mas, de repente, isso tudo acabou devido a fundamentalismo religioso. Detalhe curioso: Platãoe Aristóteles condenaram a matemática dizendo que era a "filosofia do diabo". Resulyado: devido ao fundamentaliso e à inveja, inclusive da religião católica, o movimento cultural árabe acabpu e eles aderiram também a um tipo de fundamentalismo que é incompatível com a liberdade de criação. Infelizmente.

Vou ficando por aqui, estou meio desitimulado para tratar de política, a mediocridade assusta, constrange, espana e revolta. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/02/2019
Código do texto: T6567213
Classificação de conteúdo: seguro