CRÔNICAS

O MURO

A humanidade vive hoje cercada ou isolada por muros. Há uma diversidade de muros, que protegem, isolam, separam... Muros sob convenções geopolíticas... Muros da vergonha... Muros do preconceito... Enfim muros, que, limitam ou aprisionam a liberdade e cerciam os direitos de ir e vir, de pensar, de opinar, de falar livremente, de se manifestar ideologicamente...

O ser humano ao longo da sua história vem paulatinamente construindo muros, que de alguma forma, modelam seu modus-vivendi... E, o mantem dentro de bunkers ou bolhas, muitas das vezes, para se isolar dos problemas sociais...

Muros, que, escondem residências, por questões de segurança ou mesmo, por preconceito ante a pobreza! Há muros físicos, muros psicológicos, muros da vergonha, muros do orgulho, muros políticos...

A sociedade vive na atualidade, se escondendo dos seus próprios problemas. Mas o maior dos muros é o do orgulho e preconceito. Tão intransponíveis quanto o tamanho dessas insanidades. O muro do orgulho, e, do preconceito resistem às tentativas do amor e da caridade.

Estive em peregrinação na Terra Santa, e lá, me assombrei com a existência de um grande e extenso muro da vergonha, que, separa a Palestina de Israel... Belém onde nasceu Nosso Senhor Jesus Cristo fica de um lado do muro e pertence à Palestina. Do outro lado, encontra-se Jerusalém, terra onde Jesus foi crucificado, sepultado e ressuscitado.

De ambos os lados desse muro da vergonha, há constantes hostilidades por parte de Palestinos e Israelenses, e, não se vê nenhum resquício de respeito religioso ou mesmo consideração, que, nessas terras andou, pregou, curou e anunciou o Reino de Deus, o Mestre de Nazaré.

Mas, nas favelas pobres do Rio de Janeiro há também grandes e intransponíveis muros da violência de gangs traficantes de drogas Esses muros alcançaram o status de um poder paralelo ao de um Estado! Eles demarcam territórios dominados por facções criminosas.

Portanto essa questão de “muros” é uma consequência do estado de pecado, que formata o caráter do homem. Somos modelados pelo pecado, que, acaba aprisionando-nos por “muros” materiais e espirituais.

Sito um grande exemplo bíblico, que, mostra a força da oração. “O cerco de Jericó” numa empreitada do povo de Israel derrubou as muralhas (muros) e favoreceu sua entrada na Terra de Canaã!

O Muro de Berlim ruiu pela força da democracia europeia na Alemanha Ocidental... Enquanto, que, o governo americano de Trump, se organiza para construir o seu muro impedindo a entrada e a imigração mexicana em território americano!

As milenares muralhas da China até hoje em pé, mostram a preocupação chinesa em se defender contra invasores...

Mas, há os muros do preconceito, que, impedem a entrada de “negros” em determinados restaurantes... Há os muros do desrespeito para com os idosos, que, os impedem aos acessos as caixas de bancos, assentos em ônibus...

Há os muros dentro do território brasileiro, que, na Amazônia, impedem cidadãos do Brasil de passarem, e são controlados por estrangeiros de ONGS sob a alegação de terras indígenas!

Bem, poderia enumerar outros tantos exemplos de MUROS da nossa vida, mas, prefiro ficar do lado de cá do meu, para não causar problemas entre os muros eletrônicos neste Facebook!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 04/02/2019
Reeditado em 04/02/2019
Código do texto: T6566761
Classificação de conteúdo: seguro