Dia de Chuva

De repente as águas começam a rolar surpreendendo, alegrando e, não raro, emocionando. Fazendo a fsta do menino, a alegria do camponês e atiçando a memória dos mais maduros. Cada pingo caído lembra u fato de nossas vidas. O pau, a pedra,o resto de toco que passam rolando nas águas podem reppresentar ou associarnas nossas mentesalgo muito diferente e nos fazer pensar no que poderia ter sido e não foi, u no que foi e jamais voltará a ser. Sim, o reto de tocorelembra, às vezes, os barquinhos de brinquedo da nossa infância, no tempo em que éramos felizes e não sabíamos. Mas é a água que corre nas bicas que mais emociona porque consegue enternecer até os mais amargos, fazendo-os amolece e relembrar que um dia foram u daqueles molequesque estãi ali no "bem bom" debaixo das bicas, no meio da chuva torrencial, ridndo o riso franco dos que ainda não se atormentam cm os maus governos. É ela, a chuva, que nosfaz recuar no tempo. A chuva que tem o poder mágico de despertar emoções. Eu diria que ela ria muito com a esperança, faz parte da cultura nordestina depender da chuva. Por mais estragos que ela possa causar é sempre encarada pelos sertanejos do nordeste como uma dádiva divina.

O engraçado ´r que ela com o seu poder de reavivar o passado sempre traz à tona antigos "causos", como por exemplo a chva de mil novecentos e tarará que fez isso e aquilo, o ano da chuva de gelo, enfim, surgem historinhas cabeludas nos dias das grandes chuvas, inclusive a contada por parente meu que "escorregava" paca, ele contava que vira uma chuva de feijão em Floresta dos Navios que ele e o povo todo passaram dois anos sem precisar comprar feijão. É o momento que as comadres e compadres desfilam seu repertóriode exageros. Falo do que ocorria ontem, no passado. Era comum, no caso de chuvas brabas, culpar-se os pecados da juventude pelo excesso das águas, o que, decididamente, era um absurdo.

Na área urbana a chuva sempre funciona como elemento de denúncia, talvez ela seja o melhor analista da estrutura de uma cidade. Ela expõe, disseca, denuncia todos os defeitos da infraéstrutura. Mas é no campo que a chuva causa de fato alegria. Lá ningupem se esconde dela,o povo sai das casas para agradecer aoscéus, para dar graças a Deus. A chuva quando muito intensa nas grandes cidadesassusta e inquieta, mas no campo é s[ó alegria. É motivo de festa.

Sempre que chovena miha Região, lembro da música de Tom Jobim , com certeza ela traz promessa de vida no nosso coração. ´Seria bom que ela levasseroldão os ódios, mesquinharias e injustiças. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/02/2019
Código do texto: T6566729
Classificação de conteúdo: seguro