Nada é bom ou ruim, tudo se transforma
Esses dias eu estava andando de bicicleta pela rua pensando nas coisas que já aconteceram na minha vida e como eu me culpo por diversas delas. Não posso dizer que foi do divino algo vir na minha cabeça, mas lembrei do cientista “Antoine Lavoisier” que dizia:” Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Eu nunca dei muita atenção para o que Lavoisier disse. Para mim ele só era mais um gênio que contribuiu para a ciência e que estudamos nas aulas chatas de química na escola. Entretanto, Nesse dia, eu reconheci o verdadeiro gênio que Lavoisier foi. Nesse dia percebi que suas contribuições foram além das ciências da natureza, mas para a vida humana; adaptei sua citação em minha vida. Muitas coisas acontecem em nossas vidas, sejam elas boas ou ruins. O que podemos aprender com Lavoisier é que o nosso aprendizado como ser humano depende de como gerenciamos, manejamos os acontecimentos em nossas vidas. Coisas boas, se não soubermos administrar com sabedoria, podem se transformar em coisas ruins. Entretanto, as coisas ruins, se soubermos gerenciá-las com sabedoria, podem se tornar coisas boas em nossas vidas. Vemos sempre, principalmente pelos filmes, novelas e, também pela vida que, muitas vezes, quando uma pessoa ganha muito dinheiro ou acontece algo de muito bom com ela, ela simplesmente esquece quem esteve com ela; seus amigos e, muitas vezes, se torna arrogante. Uma coisa boa se tornou ruim por falta de sabedoria. Mas e as coisas ruins? Bom, não foge do nosso dilema. Casos de depressão são recorrentes em nossas vidas e na sociedade em geral. Ela se dá, em geral, por feridas não cicatrizadas que nos deixaram no passado. Mas podemos aprender com essas feridas que muitas vezes não foi nossa culpa. Aprendemos a exercer a empatia; a nos colocarmos no lugar do outro. Aprendemos a não fazer com o outro, aquilo que não gostaríamos que fizessem com a gente. Mas e se, mesmo com tudo isso, errarmos com alguém e temos dificuldade em nos perdoar? Há um provérbio hebraico que gosto muito e que diz :“Não sejais demasiadamente justo, pois destruirias a ti mesmo?” O mundo está cansado de ver e quase agonizando de tanto que o extremismo toma conta das pessoas e influencia em sua decadência. O extremismo nunca é bom. Nada demais, mesmo se for bom, é tão bom. Então empatia demais, também faz mal. Aprendi que tenho que me perdoar, pois a dor por terem nos machucado, dói tanto quanto a dor por havermos machucado alguém; e, sinceramente, nos destrói tanto quanto...
Piloy