AS “REFORMAS” DO COTIDIANO... 15h14min.

A semana segue atípica, com altas temperaturas, que nesta semana chegou a 35.9 graus, que para nós é algo fora do comum, pois superou todos os recordes em nossa cidade. Tomar banho com chuveiro frio é algo “natural”...

O nosso neto Luiz Fernando, na quinta a tarde se submeteu uma cirurgia no pulso, em razão de uma queda em seu emprego, na área industrial, qualquer cirurgia sempre causa preocupação, agora é esperar pela recuperação, que virá com o tempo e a fisioterapia...

Neste mesmo dia, como estava agendado, começou uma reforma em nossa “garagem”, que tem uma história para mais de 20 anos...

Quem atua no comercio, as dificuldades são comuns, mesmo no Plano Real, que “derrubou” a inflação a patamares civilizados, nem por isto quem atuava no comércio era um “mar de rosas”. As vendas em unidades caíram “assustadoramente”, pois ninguém comprava além do necessário, pois os preços estavam estabilizados...

Era preciso planejar e economizar, foi o que acabamos fazendo, “fugir” do aluguel de onde se situava nossa pequena empresa. Porque não fazer uma cobertura que serviria para abrigar o carro das intempéries, aumentar e adaptar a antiga garagem num escritório, e com espaço para acomodar o estoque, bem como um pequeno espaço, para separar os itens solicitados pelos clientes...

As reformas foram feitas, com a colocação de uma janela e uma porta que dava entrada para o escritório. Os anos passaram, e aquilo que parecia durar “para sempre”, por vários motivos acabou terminando no final de setembro 1998. Com uma nova adaptação para ser novamente uma garagem, e mais na parte dos fundos “virarem” um atelier de pintura da esposa, e eventualmente fazer algumas costuras...

O tempo passa célere, o pequeno imóvel, com cerca de 40 metros quadrados, a parte de madeira foi “atacada” pelos cupins, o que nos obrigou novamente a fazer uma nova reforma, toda a parte de madeira foi retirada, pequenas vigas de aço foram colocadas, novas telhas especiais, serão colocadas sobre esta armação, e em definitivo evitará o “ataque” dos bichinhos que gostam de “comer” a madeira...

O custo da reforma está sendo financiado pela esposa, que no final entre mão de obras e materiais, no valor aproximado de dez mil reais...

Parece que foi ontem, quando esperançosos nos mudamos, pois além de economizar o aluguel, a maioria das vendas eram feito por telefone, mas inesperadamente o governo federal baixou uma “portaria”, que as distribuidoras não poderiam ter sua sedo no mesmo terreno do proprietário da empresa, além do mais era preciso contratar um farmacêutico, muito embora não fizéssemos qualquer tipo de “manipulação”, pois era tão somente uma revenda de produtos farmacêuticos e de perfumaria. “Ordens” são ordens, “manda” quem pode e obedece quem quer... No final de setembro de 1998, tiramos nossa última nota fiscal, já estávamos na condição de “aposentados”, foi quando nos lançamos em novo desafio divulgar as “gotinhas da saúde”, junto à classe médica, que o fizemos durante 19 anos... Hoje, estamos “parados”, pois pudera quem trabalha desde os 13 anos faz jus a um pouco de “descanso”. 16h00min.

Curitiba, 01 de fevereiro de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 01/02/2019
Código do texto: T6564815
Classificação de conteúdo: seguro