#2 Confissões de uma professora amada: Coração de professora é atento

Não tem como decidir em quais momentos eu vou pensar nas minhas turmas, aulas e alunos. É simplesmente impossível definir um tempo e estabelecer um momento em que eu apenas pense em todos os meus ofícios enquanto professora e definir quais momentos eu não vou pensar no meu trabalho.

É praticamente impossível pelo simples fato de que a cabeça de professor nunca desliga. Você assiste a um filme, ouve uma música, escuta uma frase, uma piada, uma notícia e pensa em como transformar isso tudo em material para usar em sua aula. Parece que uma pulga bem pequena incomoda a nossa mente e quando percebemos já estamos elaborando uma atividade nova para revisar conteúdo e enquanto tudo isso acontece, nós podemos estar em casa, na praça ou no mercado. Tomando banho, lavando a louça ou esperando o garçom trazer o café.

Dentro de todos os lugares o nosso coração e mente vão estar sempre atentos a todos os detalhes que nós, professores e professoras, podemos usar com nossos alunos.

Claro que também tem o que nós nunca vamos usar com eles. Atitudes, palavras e outras ações que machucam e que a gente nem pensa em desenvolver dentro da sala de aula. Para todos os momentos e segundos de nossa vida temos milhares de milésimos separados para pensar no que vamos fazer, em como vamos ajudar nossos alunos, em como vamos mostrar que eles são incríveis e têm potencial.

Pode parecer massacrante esses pensamentos que vem sem aviso prévio. Embora a sensação seja de nunca estar descansando, a gente não consegue parar e isso se torna algo tão rotineiro que nosso coração nos dá bronca e pede por atenção quando desligamos a mente um pouco para pensar em outra coisa.

Podemos passar dias pensando naquela lágrima que o aluno derrubou. Pensamos em como ajudar aquele silêncio ou aquele comportamento desagradável. Queremos ajudar, apoiar e ao mesmo tempo ensinar. Mas nós ensinamos muito mais do que apenas conteúdo para caber na cabeça do aluno. Nós ensinamos que quando alguém acredita em outra pessoa, a vida pode ser favorável, basta apenas sentir coragem para prosseguir.

É tudo tão parte de nossos deveres e profissão que é impossível desligar a mente, o coração e nosso sentido para todos os detalhes que vamos usar um dia em sala de aula. É simplesmente tudo muito inexplicável, mas ao mesmo tempo, tudo muito fácil de entender, afinal, quando se ensina um outro alguém, tudo o que você tem deve estar junto naquela explicação.

Enquanto o tempo passa e entre todos os momentos que ainda vou ter dentro de um cinema, na casa de amigos, na igreja, dentro do ônibus. Enquanto eu ainda estiver dando aula, todos esses momentos serão preenchidos pela minha eterna preocupação e carinho para dar sempre o meu melhor aos meus alunos que me ensinaram nunca desligar a mente e nem o coração.

Palavras de Verona
Enviado por Palavras de Verona em 31/01/2019
Código do texto: T6564204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.