Vale um herói

Toda tragédia trás a Tona uma necessidade brasileira muito comum. - A de termos um herói. As redes sociais e meios de comunicação vem trazendo os bombeiros, e policiais como os novos heróis.

Porque são heróis? Não concordo como um todo. Sabe porque você o vê assim? Porque são profissionais qualificados. Exercem suas funções com cuidado e competência.

Não deveria ser essa toda a realidade profissional nossa?

Quem entrega suas cartas entregar elas limpas e sem amassar, porque desde a entrega para postagem até a chegada a sua casa foi bem cuidada. O motorista ser cuidadosamente seguro nas suas funções para você se locomover em paz. O professor ser exemplo de educação e profissionalismo. O médico salvar vidas.... E assim todos os outros profissionais que nos cercam.

Depois que a tragédia passar os heróis somem e fica a vida normal.

Eles são treinados a permanência de até dez dias ali, isso é o que todo profissional deveria ser. Treinado para fazer O melhor na sua área.

Se cada um naquela empresa fosse fazendo o seu melhor nada disso teria acontecido. Mas amanhã vamos esquecer todos eles. Os bombeiros voltaram a sua rotina, os policiais atrás de ladrões para depois serem soltos sem pagar pelo que fez. A Vale volta aos trabalhos normais sem nenhum tipo de cuidado a mais em sua segurança, já que o brasileiro vive apenas de momentos de calor e euforia.

Quando acabar, em uns meses ali será apenas mais uma tragédia como muitas. As redes sociais estarão ocupadas com suas conversas, e nossos heróis e vilões serão outros em outros lugares.

Cada profissional que esteve ali esteve envolvido corpo e alma, cada família que ficou sem ver os seus por dias e com medo do pior também estava de corpo e alma. Cada copo de água entregue, cada abraço voluntário fica a certeza que nossos heróis são muitos.

Os debates políticos calorosos de 2018 foi silêncio absoluto, gêneros, tribos e minorias deixou de existir porque um precisou do outro. Assim deveria caminhar a humanidade todos os dias. Um sendo o braço e o abraço do outro.

Cada profissional fazer O seu melhor, aí sim haveria desastres naturais e não desastres anunciados como esse e outros, como Pontes e viadutos ainda sem terminar cair em plena avenida.

Se esse vai servir de exemplo? Infelizmente não. Será apenas mais um quando o próximo ocorrer.

Nossa memória é fantástica para esquecer. Então assim seguiremos até descobrirmos que nossos heróis somos nós mesmos quando disponível a fazer o que realmente precisa ser feito.

Aos bombeiros, policiais, voluntários, imprensa, igrejas, filhos pais e amigos meus parabéns. São todos eternamente lembrados pela dedicação e empenho. Que a Vale aprenda e outras não copie seu desfecho.

E que acima de tudo Deus nos proteja desses profissionais relapsos e sem nenhum amor ao próximo nem a si mesmo.

Até a próxima...

Leticia Carrijo
Enviado por Leticia Carrijo em 30/01/2019
Código do texto: T6563047
Classificação de conteúdo: seguro