SONHOS LEVADOS PELA LAMA

Numa questão de segundos lama da barragem de Brumadinho leva centenas de vidas e muitos sonhos não realizados. Homens e mulheres ainda jovens tinham planos e metas em suas curtas existências. Outros de meia idade sonhavam construir um patrimônio maior, aposentarem-se e curtirem seus filhos e netos que, repentinamente a tragédia lhes tirou essa possibilidade, solteiros sonhavam encontrar seu par para ter seu lindo lar, também não conseguiram tal intento.

Mesmo tendo ocorrido rompimento há três anos, com perdas de dezenove vítimas não foi possível evitar o rompimento da barragem de Brumadinho, esta com um número elevadíssimo de pessoas que perderam a vida.

Quanto as famílias que perderam seus entes queridos, parentes, amigos, colegas de serviço, os melhores confortos, além de serviços psicológicos, calmantes, são muitas orações e pensarem que, conforme ensinam as religiões, há uma vida eterna e nessa vida não há dor, sofrimento, calor, frio, fome, sede, maldade, injustiça como aqui na Terra, amenizam a dor pungente que fere e dilacera os corações. Ajudas financeiras, indenizações satisfazem a sobrevivência de cada família, mas nenhum dinheiro do mundo paga ou substitui um ente querido ou uma vida humana.

Houve culpa, dolo, descaso, corrupção, fraudes nas fiscalizações por parte de dirigentes da Mineradora Vale? Deixemos para a justiça investigar e se encontrar culpados pelo rompimento que puna no rigor da lei.

Há um modelo de mineração a seco que não necessita o represamento dos rejeitos de ferro, por que não utilizar esse modelo?

Será que algum dia conseguiremos evitar tais tragédias e evitar muitas perdas humanas?

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 30/01/2019
Código do texto: T6562821
Classificação de conteúdo: seguro