O OUTRO LADO DE UMA TRAGÉDIA

Várias tragédias como soterramento, desmoronamento, rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, onde, inesperadamente um número elevado de pessoas, neste caso funcionários da Mineradora Vale, homens, mulheres, jovens e pessoas de meia idade foram arrastadas pela lama de minérios de ferro sem que soubessem do que se tratava. Levadas pela lama misturada com pedras, galhos de árvores, corpos retorcidos e destroçados, com mortes instantâneas, outros tiveram tempo de pensar nas famílias, parentes e amigos, antes de morrerem. Dentre essas pessoas, alguns solteiros, outros casados, outros separados, poucas pessoas elevam seus pensamentos diariamente a Deus, outras só no momento dessa calamidade lembram que existe um Ser Superior que nos governa. Pessoas bondosas, outras nem tanto foram atingidas nessa terrível tragédia. Será que nesses segundos ou minutos que antecederam as mortes, pensaram em suas famílias, esposas e filhos, em seus pais e irmãos, será que sentiram remorsos e pediram perdão aos Céus por alguns malfadados atos, por não terem sido mais tolerantes, mais amáveis,mais respeitosos, mais amorosos ? Será que se conseguissem sobreviver seriam novas pessoas, iriam respeitar a todos, iriam ajudar aos necessitados, iriam amar mais ao próximo? Acredito que tudo isso veio à consciência antes da morte. Mortes brutais nunca imaginadas por essas pessoas.

Outras mortes inesperadas ou provocadas acontecem em acidentes de trabalho, acidentes de carros e outros incontáveis tipos de acidentes, por desatenção no serviço, desatenção ao dirigir, por imperícia, por negligência por não ter feito uma revisão no carro numa oficina mecânica antes de viajar, com três ou quatro filhos e a esposa e às vezes sem cinto de segurança, algumas vezes embriagado, ultrapassando os limites de velocidade, em locais proibidos de ultrapassar, brincando com a morte e perdendo sua vida e causando a morte de toda família.

Como somos fracos, que fragilidade é nossa vida, morre-se num piscar de olhos, ainda somos soberbos e arrogantes, pensamos ser imunes a tudo isso!

A vida é uma vela que se apaga com uma pequena brisa. Nosso corpo é vulnerável, só nossa alma é imortal…

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 28/01/2019
Reeditado em 30/01/2019
Código do texto: T6561846
Classificação de conteúdo: seguro