Certeza

Nesta vida, apesar de o termo "com certeza" estar na moda ou na boca das pessoas, principalmente os jovens, não temos certeza de nada.

A certeza é empírica, ou seja, podemos dizer que determinada coisa que fizemos teve o resultado tal e que a repetição utilizando o mesmo procedimento "com certeza" vai resultar em "tal" novamente, mas nem sempre isso acontece, portanto, a certeza não tem nada de absoluto.

A nossa base mais sólida de conhecimento das Leis universais, que na verdade ainda estamos bem longe da certeza sobre a sua validade em todos os momentos, nos leva a crer na ilusão da certeza, podemos até dizer sem medo de errar, talvez seja assim, talvez seja assado.

Na verdade, a vida é um evolver infinito de variáveis muito difíceis de controlar, mas temos uma boa tendência de fazer sempre a mesma coisa quando ela dá certo, queremos acertar, buscamos o acerto.

A nossa certeza é sempre parcial e mesmo assim nos encoraja a ir em frente, talvez tenhamos um sentido que vai além da matemática, uma energia que foi colocada em nós e que nos dirige, como os já relatados sentidos dos animais capazes de prever catástrofes e outras mudanças sutis nos campos gravitacionais da terra que indicam uma direção.

A única certeza que temos e que não temos certeza de nada.