O TEMPO.

Afinal,

O quê é o tempo?

Passei boa parte da manhã deste domingo refletindo sobre o tempo, ou, como gostam de dizer os pensadores; 'filosofando' sobre o mesmo.

Logo nas primeiras horas deste estranho domingo, antes mesmo de tomar o meu café, veio em minha mente um texto bíblico: Gênesis 1. " No princípio criou Deus os céus e a terra... Logicamente que peguei minha Bíblia e continuei a leitura, admirado com o texto - e como sempre faço - comecei a filosofar a respeito...

O Gênesis faz parte do pentateuco, os cinco primeiros livros que compõem a Bíblia sagrada. A autoria do pentateuco é atribuída à Moisés, importantíssimo personagem deste livro 'Gênesis'. Moisés era um príncipe no Egito antigo, este homem, posteriormente foi o responsável - com intervenção divina - libertar o povo Hebreu que estava a 400 anos em escravidão nas mãos de Faraó.

Pois bem, esse mesmo homem, escreveu o Gênesis, e neste primeiro livro é mencionada a criação de todas as coisas. Moisés ao escrever o Gênesis, não narrou o que viu a olho nu da criação - impossível é claro - ele não estava lá, Moisés escreveu a narrativa de outro alguém que viu e participou da criação, e, esse alguém, podemos dizer: 'Espírito Santo, Jesus'... Enfim, narra, ou melhor, inspira a Moisés escrever sobre tais acontecimentos.

Mas aí, você amigo leitor perguntará: " O que isso tem haver com o tempo?" Eu respondo: "Tem tudo haver". Afinal, Onde estava o 'tempo'? Antes de tudo? O tempo como o conhecemos cronologicamente.

No 'princípio' de tudo não havia tempo. Ele só veio a acontecer na criação do primeiro dia. Desde o primeiro dia que o tempo passou a ser contado.

Foram com esses pensamentos nada comuns que iniciei meu domingo, pensando no tempo. Veja que, esse tempo na Bíblia, na minha filosofia de pensamento, quem o narra, parece estar fora do que conhecemos como espaço-tempo. Percebam que, o final da Bíblia é nada mais que a recriação do início da Bíblia.

No início, não havia 'tempo', portanto, eternidade.

No meio da história, se é que posso chamar assim, houve o tempo: O primeiro dia, a qual ainda em contagem rumamos ao final desse tempo. Literalmente, 'final dos tempos', onde a contagem cessará, e estaremos novamente na condição do início, antes do primeiro dia, que não havia tempo contado, e sim a 'eternidade'.

A Bíblia nos relata todas essas coisas como se elas já houvessem acontecido. Em minha filosofia maluca, eu enxergo a bíblia como um livro na biblioteca de Divina. E lá, na eternidade, onde não existe 'tempo', O eterno guarda esse belo exemplar, e de alguma forma, e por algum motivo, inspirou a muitos a reescreverem nas folhas perecíveis da terra uma história eterna, toda a história da própria terra desde a fundação.

Eu sei…

É pura maluquice...

Domingo…

Ou não, afinal, o tempo está correndo para todos nós, neste exato momento. E existe um motivo para isso estar acontecendo. Me nego a crer em simples coincidência do acaso.

Tic, tac… Tic, tac… Tic, Tac…

O tempo está passando.

Talvez você não queira saber de onde veio o tempo e nem nada dessa conversa toda. Tudo bem… Normal, não se preocupe com isso. Assim como esse que vos escreve, preocupe-se apenas com uma coisa: 'O tempo presente'. Preocupe-se em como você está usufruindo dele. Faça bom proveito, boas escolhas, tenha bons momentos, ajude aqueles que precisam.

Enfim, um passado glorioso, bem como um futuro promissor, só existirá se houver apenas o presente que valha a pena ser vivido.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 27/01/2019
Reeditado em 27/01/2019
Código do texto: T6560488
Classificação de conteúdo: seguro