O nosso vizinho de muro, a Venezuela.
- Não, de novo vem alguém falar da Venezuela ?!
- Calma, não irei me demorar, até porque não sabemos quase nada sobre este assunto. Parece simples e fácil de entender, mas não é bem assim.
Falarei sobre o que consegui captar até agora, e resumidamente. A minha óptica e nada mais , por favor sem pedradas, está bem ?
Ontem quatro nações europeias " Inglaterra, Espanha, França e Alemanha ", se reuniram e deram um ultimato ao ditador Nicolás Maduro; " Você tem 8 dias para marcar as novas eleições, passado este prazo reconheceremos Juan Guaidó ( Presidente da Assembleia), como Presidente Interino.
O cerco está se fechando para Maduro, o mundo lhe vira as costas em razão da farsa que foram as eleições na Venezuela, onde ele impediu a oposição de participar, criou partidos aliados e coagiu Partidos de direita a se unirem previamente a ele.
Esta é uma verdade incontestável, mas há também outras verdades, como os reais interesses econômicos e políticos dos EUA sobre os nossos vizinhos, e que ninguém se iluda. Ao meu ver são dois fatores; O petróleo de altíssima qualidade, e o apoio comercial que a China e a Rússia dão (também por interesse), à Venezuela. Nessa guerra comercial é difícil saber quem tem alguma razão.
Vejo uma situação parecida com o que Cuba passou nos anos 60, com embargos que a isolaram , pois os americanos dominam o mundo.
Não podemos nos esquecer que Trump se senta à mesa com os chineses, não porque goste deles, mas hoje no atual cenário mundial , ambos se respeitam. Não há dúvida do poderio da China, o que nos leva a crer que esse ódio todo ao regime socialista é apenas um jogo de cena, nada é como há cinquenta anos atrás, nem o socialismo tem a mesma cara, a guerra há muito deixou de ser ideológica.
Uma coisa é certa ; A Venezuela precisa caminhar dentro de uma democracia , a farsa de Maduro tem que acabar.
Quem pensa que a oposição brasileira é socialista precisa estudar mais, não sabe nada ! Algumas pessoas do PT realmente apoiam Nicolás, mas não representam a oposição nacional, não teria fundamento falar de democracia e apoiar uma ditadura, isso não existe. - Por favor, mudem o discurso !