O PERDÃO VERSOS VINGANÇA, E A INDUSTRIA DE HOOLLYWOOD

Na era moderna existe um discurso aparentemente apaziguador em que tem o perdão como chamariz, principalmente nas religiões cristãs , o budismo também faz esse apelo, mas sem o estardalhaço que a primeira.

O pensamento budista . "Para alguma abordagem psicológica e visões e escola espiritualista, o perdão é uma das partes mais importante do caminho do autoconhecimento e da busca do fim do sofrimento, não apenas como prática para as relações humanas no mundo, mas como compreensão e libertação interior (visão budista- Nando Pereira-Google)

Visão do cristianismo. "Jesus nos mandou perdoar (Mateus, cap. 18, versículos 21 a 30 ) e ele pode ter nos pedido para fazer algo quase impossível (...)

Os meios de comunicação nos mostram as atitudes dos homens ao redor do mundo e, por meio delas, fica evidentemente claro que o homem necessita de perdão. Assassinatos, corrupção,ameaças , injustiças, preconceitos,mentiras, roubos, fornicações, desrespeito ao próximo e ao próprio Deus, poluição verbal e moral são constantes em todos os povos do mundo todos os dias. A Bíblia é muito clara ao expor a dimensão pecaminosa em que vive o homem (Ezequiel ,16: 4,5. Isa 1:6; Rom. 3:10-18) No entanto, essa condição detestável e pecaminosa não é adquirida pelo contato com o ambiente, ou causado pela falta de oportunidade social ou educacional. Todo homem é pecador desde o ventre, como constatam os versículos seguintes: Gên. 8:21, Sal 51:5, Sal 58:3, Isa 48:8" (Calvin Gardner- Google).

Essas duas vertentes religiosas mostram a importância do perdão, sendo que o cristianismo mostra-se como mais veemente sobre o mesmo. O perdão é uma forma de aplainar os sentimentos ofendidos, dos feridos. Arenga é uma tentativa de intensificar o convencimento , da nobreza do perdão. Não é só uma questão de foro pessoal, mas sobretudo de desmontar a nível coletivo a sede de vingança ou tentativa, deixando a justiça de Deus e dos homens esse encargo.

Ora, não é sem razão que a oração do perdão tem um grande papel a desempenhar nas sociedades, para que não exista a desengrenagem, e a ideologia do perdão é um forte amparo entre a insensatez do momento de fúria em que qualquer pessoa está sujeito.

No entanto , essa linguagem não é bem entendido ou aceito pela industria hollidyana . São incontáveis os filmes desta indústria que dá ênfase nos enredos em que a vingança é o principal mote. Só para ilustrar aqui vão alguns:

Desde os filmes de faroestes até os filmes mais recentes.

A vingança de Julia

Impulso de vingança

Sede de vingança

Uma história de vingança

Kite anjo da vingança

Sedução e vingança

Pacto de Vingança

Enfim, os filmes são muitos, eles a exploração da adrenalina do ser humano . Por mais que o discurso do perdão mostre o valor da aceitação, do erro do outro, as sociedades de um modo geral despreza essa arenga. Pelo menos enquanto expectador o indivíduo se delicia nesse gênero de filme. Diante dessa demanda Hoollywood produz o que traz lucratividade

Existe é claro uma disposição de uma forma intencional ou não para a propagação para a cultura da violência. Sabemos em se tratando dos Estados Unidos , existe uma industria armamentícia poderosa.Talvez seja uma das explicações para a enorme quantidade de produção desse gênero de filme.

Por outro lado, absorver os mandamentos cristãos não é nada fácil assim como se prega.Perdoar o agressor seja qual for seu erro é querer tirar do indivíduo o seu sentimento de dignidade.

E o pior de tudo isso, ao invocar o perdão para o agressor as religiões , no caso especifico o cristianismo coloca a culpa ou faz a vítima se sentir culpada se o perdão não for dado. Ainda diz os livros de auto ajuda que o perdão faz bem para o ofendido, o agredido. Realmente , é uma verdadeira sentença colocada para a vítima.

O perdão depende do grau de afetação , depende da disposição, da maturação de cada pessoa. Não deve ser imposto como querem esses discursos. Mas se não quiser e querer se vingar, pode ser que a alma seja lavada e descarregada com o peso no coração.

inclemente
Enviado por inclemente em 25/01/2019
Código do texto: T6559163
Classificação de conteúdo: seguro