SIMÓN BOLIVAR * E ALGUMAS CONJECTURAS... 12h46min.

Confessamos aos nossos prezados amigos leitores (as), muitas vezes ouvimos as palavras “Republica Bolivariana”; realmente não entendíamos na “essência” o real sentido destas palavras, tão em voga nestes últimos dias; principalmente quando a Presidente Dilma, teve votado o seu impedimento...

General Simón Bolivar, viveu tão somente 47 anos, no século XIX, mas deixou marcada sua presença, por ideais de liberdade de vários países da America Latina, todos os povos deveriam ter deito a liberdade para dirigirem seus próprios destinos; graças a sua indômita vontade, intercedeu, principalmente para que Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Panamá, e sua pátria de origem a Venezuela, - a qual chegou a governar, num curto período * - se livrassem das amarras dos interesses exploratórios, de países da velha Europa, com destaque a Espanha, cujos interesses eram de tão somente explorar as riquezas daqueles povos...

“* Bolivarianismo é um conjunto de doutrinas políticas que vigora em partes da América do Sul, especialmente na Venezuela.”

O termo bolivarianismo provem do General venezuelano do século XIX, Simón Bolivar, libertador que liberou a luta pela independência em grande parte da America Latina, e especificamente nos países historicamente bolivarianos (Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Panamá e Venezuela).

Estes ideais ressurgiram com o Presidente Hugo Chaves, (1998). “* Diversos autores consideram o Bolivarianismo como parte à personalidade motivada por fins políticos que pouco teria a ver com os ideais de Bolivar.”

Esta “adaptação” criou o culto ao personalismo exarcebado, com o desejo de se perpetuarem no poder a qualquer custo, pois todos os meios justificam os fins...

Há fortes indícios que isto também estava acontecendo no Brasil, Argentina, Bolívia e Venezuela, com o atual presidente que assumiu em lugar de Hugo Chaves que faleceu...

É possível que estejamos evidenciando o final de um ciclo que perdurou durante quase14 anos; com maciça propaganda, quando repetida incontáveis vezes acaba sendo aceita como “verdade”.

Mas, nos atuais dias a verdade veio, nem tudo estava tão bem como parecia, a divida pública, quase quadruplicou; vai ser difícil equilibrar novamente as finanças do país, a quem assumiu há desafios, fazer a economia voltar a crescer, gerando empregos, e ao mesmo tempo conter a inflação, palavra quase esquecida, nestes 22 anos de Plano Real...

Sabemos que há muitos que não aceitam o afastamento de Dilma, tudo não passou de “golpe”; ela está tendo todo o direito de defesa. Que o lado de “lá” ajude o Brasil; Oremos, para que o país encontre o seu norte, e possa realmente cumprir a missão que está predestinada: Brasil: Coração do Mundo e Pátria do Evangelho. 13h40min.

*Curitiba, 14 de maio de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

*Simón José Antonio de La Santísima Trindad Bolivar Viveu: 24 de julho de 1783 a 17 de dezembro de 1830 Segundo Presidente da Venezuela, 06 agosto 1813, 07 de julho 1814

*Nomes datas compilados da Wikipédia.

*Em face do que está acontecendo na Venezuela, com o agravamento da instabilidade política, cujo país está à beira de uma guerra civil, resolvemos por novamente no Recanto esta singela crônica, que vai completar três anos. De lá para cá os fatos foram se agravando; o ditador usa de todos os meios para se manter no poder, mesmo que sejam ilícitos... Que o lado de “lá” olhe por este sofrido povo, pois quando há afirmações que a inflação atingiu um milhão e trezentos mil por %, não deixa de ser o total caos na economia e certamente quem mais sofre é o povo, que está como se estivesse num barco em plena tempestade, em que falta um timoneiro para conduzi-lo a um porto seguro... Curitiba, 24/01/2019 17h33min.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 24/01/2019
Código do texto: T6558507
Classificação de conteúdo: seguro