MEUS NETOS, SEUS NOMES: GABRIELA, JOÃO, LUCAS E RAFAEL!                       

Gabriela, a primeira, nasceu a 03 de fevereiro de 2001, dia de São Brás, o que intercede pelos males da garganta. Gabriela tem seu protetor, também, em São Gabriel, o anjo mensageiro de Deus, aquele que está sempre na Sua Presença. Ele é o anunciador do nascimento de João Batista e de Jesus Cristo. Ele é o modelo do que deveremos ser na nossa vocação de cristão, fruto do nosso Batismo: anunciar a Boa-Nova de Jesus. Gabriela é uma menina atenta à vida, responsável, dedicada, alegre, estudiosa e muito amiga. Ela tem uma pele linda e clara, cabelos cacheados, parece a Branca de Neve. Ela é uma menina grande para a sua idade. Ela já fez capoeira durante alguns anos. Hoje faz natação e ginástica olímpica. É uma promessa para as próximas olimpíadas de 2016. Gabriela tem um irmão que se chama Rafael. Gabriela , também gosta de escrever e aprendeu a ler muito cedo. Mas o que ela gosta mesmo é de futebol. É, jogar futebol minha gente e joga muito bem a menina. Sabe tudo de futebol! Vou contar-lhes uma pequena história . Eu estava pretendendo viajar à Itália, pela Paróquia de São Francisco de Paula , para conhecer Paula , a cidade do nosso Padroeiro e o período coincidia justo com o aniversário de 7 anos de Gabriela. Estava eu conversando com um dos filhos sobre a viagem e ela estava perto e sempre atenta. Percebendo que eu não estaria presente à sua festa, interrompeu a minha conversa e disse: vovó, vou pedir a mamãe para adiar a minha festa e correu para falar com a mãe, se podia transferir a festa para quando eu voltasse. Rosinha, minha filha, achou ótimo, também, porque início de fevereiro os coleguinhas da escola ainda estão de férias e com certeza não iriam. Vejam vocês, o carinho, a delicadeza e a iniciativa que ela teve! Eu não pedi nada, partiu dela, foi, realmente, uma atitude que demonstrou que ela tem um coração sensível e que será uma grande pessoa. Guardarei sempre comigo este momento de eterno. E a viagem não aconteceu, e a festa foi no dia real do seu nascimento, uma grande festa de carnaval... E ela estava linda de Odalisca !

João, o segundo neto, nasceu a 05 de outubro de 2001, dia de São Benedito. João tem seu protetor, também, no Grande João Batista, o último profeta, aquele que preparou o caminho do Senhor. Mas Jesus disse que “ Entre os nascidos de mulher não há maior que João. Entretanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele “(Lc 7,28). João é um menino vivo, participativo, travesso e muito viajado. Ele gosta muito de avião. Acompanha seu pai Augusto Madeira em seus trabalhos de ator, tanto em teatro como no cinema e por isso já teve algumas oportunidades de participar em filmes, como “A Professora Maluquinha “ baseado no livro do Ziraldo. João é esbelto, tem olhos grandes e negros e seus cabelos são lisos e escuros. João está na Escola de Circo desde os 06 anos. Já houve até uma apresentação chamada “A Cobra na Bacia”. Ele é uma criança muito engraçada, divertida mesmo. João gosta de computador, já tem seu correio eletrônico e se comunica através dele. É muito bom receber suas mensagens pela internet, principalmente agora que ele está passeando no Japão com sua mãe e seu irmão Haru, por parte de mãe. Eles foram conhecer a família do pai de Haru que é japonês. Partiram no dia 07 de outubro , três dias depois da festa do seu oitavo aniversário que aconteceu no Clube Lagoinha , em Santa Tereza. A festa teve como tema “ O Feijão do João” e por sinal estava uma delícia. Eles voltam no dia 29 de outubro. O Japão é muito longe, imaginem , são dois dias de viagem.... João estuda no CEAT, Centro Educacional Anizio Teixeira, em Santa Tereza. No final de 2008, houve uma encenação de uma história preparada pelos alunos, inventada mesmo, por eles. E o João deu um show como o bruxo. João foi batizado aos 7 anos, no dia 12 de julho de 2009. Ele ligou para mim e disse: Vovó eu quero ser batizado! Eu quero ser cristão! E eu como vovó e catequista, fiquei muito feliz com esta boa notícia do meu neto! Tenho uma história para contar: No dia dos pais deste ano, eu estava com crise de labirintite e fiquei sentadinha acolhendo os filhos e netos sem poder me movimentar. Então eu pedi aos netos para prepararem uma homenagem aos pais, cada um falasse alguma coisa para seu pai. Mas eles tiveram uma outra idéia: Apanharam o teatrinho e todos os fantoches. E liderados pelo João se revelaram verdadeiros atores contando histórias criadas por eles na hora, com princípio, meio e fim e com 5 atos. E todos , divertimo-nos muito. João é uma promessa na arte de representar.

Lucas, o terceiro, nasceu dia 19 de dezembro de 2003. Seu nome é o mesmo do 3º Evangelista que era médico e não foi discípulo de Jesus, porque era de origem grega. Foi companheiro das missões de Paulo e escreveu, também, os Atos dos Apóstolos. Lucas escreveu para os pagãos e faz notar, antes de tudo, a bondade e a misericórdia do Salvador. O menino Lucas nasceu no Advento, tempo de oração, de alegria, de renovação pela chegada do Natal do Menino-Deus que veio habitar entre nós para viver e sentir nossas experiências humanas e assim com o seu amor e misericórdia nos elevar ao mais alto dos céus. Nossa vida nada mais é do que um tempo de preparação para vivermos o Verdadeiro Natal Eterno. Lucas é um menino que nasceu pequeno. Tem os cabelos sedosos, negros e uma boca muito linda. Ele é uma criança traquila. Gosta de ouvir histórias e faz coleção de motos e carros. Ele não tem irmãos e participa de creche desde um ano de idade. Primeiro na creche da Deca, em Santa Tereza, e que é a outra avó do João, seu primo. Depois na Creche da Fio Cruz, empresa onde seu pai, Luis, trabalha como arquiteto, e agora ele estuda na Escola EDEM, em Laranjeiras. Lucas é o neto que desde pequeno e por algumas vezes, fica e dorme na casa dos avós. Estes momentos são muito importantes para a relação avôs-e--neto. Lucas nunca chorou e nunca estranhou a casa dos vovôs. Lucas gosta muito de escutar histórias e eu tenho uma para contar: Em 2008, no meio do ano, houve um projeto na Creche da Fio Cruz, no qual os avós e ou pais eram convidados para agendarem um dia para contar uma história para a turminha do seu neto e ou filho. E eu, como contadora de histórias, e que já tinha feito dois cursos, me apresentei a convite do meu filho Luis. Foi um momento inesquecível. Lucas veio me acolher e me apresentou a seus coleguinhas. E eu contei uma história chinesa chamada “O POTE VAZIO” de Demi. Levei sementes para todas as crianças plantarem no jardim da Creche. Tiramos fotos, as professoras fizeram um mural e me deram um certificado de participação. E o mais importante e surpreendente de tudo é que a festa de formatura de todas as crianças da Creche que estavam saindo naquele ano, teve como tema a narrativa que eu contei. Foi muito bom ver a história do Ping sendo encenada por todas as crianças e assistida pelos convidados da festa.

 Rafael, o quarto neto, nasceu no dia 22 de agosto de 2004, dia que celebramos Nossa Senhora Rainha, Rainha do Céu e da Terra, após sua assunção e glorificação celebrada no dia 15, uma semana antes. Maria foi a primeira a realizar em si a promessa de Jesus: “Comereis e bebereis à minha mesa no meu reino e sentar-vos-ei em tronos para julgar as doze tribos de Israel”(Lc 22,28-30). Além de Maria, Rafael tem como protetor, São Rafael que celebramos dia 29 de setembro, juntamente com São Gabriel e São Miguel, os três Arcanjos. Rafael quer dizer “Deus curou”. É o anjo que nos cura dos males físicos, psicológicos, sociais e espirituais. Com a vinda de Cristo, a humanidade entrou em nova era, era definitiva, em que Deus está próximo do homem e o céu está unido à Terra. “Os anjos vêm de Deus, enviados a serviço, para vantagem daqueles que devem ser salvos” (Hb 1,14).                                                                                Rafael é o caçula , um menino doce, muito carinhoso com sua família, especialmente com sua mãe. Ele é uma criança forte e robusta. Seus traços lembram a nossa gente. Ele estuda na mesma escola da irmã Gabriela e que se chama Escola Parque, na Gávea, bairro onde moram. Rafael faz natação e ginástica olímpica e também gosta de desenhar. Ele é um menino questionador e presta muita atenção ao seu redor. Sua festa de 5 anos foi sobre o tema “Guerra nas Estrelas” e foi muito emocionante quando o herói da história apareceu na festa, surpreendendo a todos. Toda família gosta muito de viajar e sempre aproveitam os feriados para curtirem alguns dias de lazer. As viagens nos ensinam muito. É uma verdadeira aula de vida , conhecimento e convívio familiar.                  Tenho uma história para contar. Em setembro de 2007, a família fez uma viagem à Europa e visitou os familiares do vovô Antonio em Portugal, na Aldeia da Rebolia, perto de Coimbra. Foi muito bom ver a integração de nossas famílias. As crianças de lá brincando com nossos netos. Os netos na frente da casa onde o vovô Antonio nasceu. Foi uma grande alegria que vocês deram para todos nós !!!                                                                    E no Natal , vovô Antonio ganhou um lindo livro-álbum com o registro de todas as fotos, além dos DVDs.
Agradecemos a Deus estes netos que nasceram com saúde , em dias abençoados pela Liturgia da Igreja e desejamos que sejam muito felizes!!
                                                                      Em, 20/10/2009, Terezinha
Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 24/01/2019
Reeditado em 11/02/2021
Código do texto: T6558338
Classificação de conteúdo: seguro