A EXTINÇÃO DO CORONELISMO
Falando a verdade – 18/01/2019

Os Brasileiros com mais tempo de vida conheceram muito bem o coronelismo que predominava em diversos Estados da União e que infelizmente ainda prevalecem um pouco mais disfarçados em alguns casos.

Citaremos como exemplo alguns Estados, uns que já conseguiram expurgar este tipo de nefastos que se achavam donos do Estado e outros que ainda continuam sobre o jugo desses que se acham os verdadeiros donos e procedem como se o Estado fosse uma das suas fazendas.

ALAGOAS – Ainda continua no jugo da família Calheiros, que infelizmente o povo ainda não despertou para uma mudança radical expurgando estes coronéis.

BAHIA – O ex-Governador Antônio Carlos Magalhães e sua família que por muitas décadas procederam como verdadeiros donos do Estado, finalmente a população resolveu dá um basta e talvez tenham sido os últimos caudilhos.

CEARA – os donos do Estado a família Gomes liderado pelo ex-Governador Ciro Gomes, que foi subjugada por muitos tempo por estes supostos proprietários e que agora felizmente aconteceu uma mudança, esperamos que o povo nunca mais queira a volta desses que se acham donos do estado.

MARANHÃO – Os donos do Estado à família Sarney que também foram tirados do poder pelo voto popular, é possível que o povo maranhense tenha despertado contra o coronelismo.

PARÁ – Infelizmente a família Barbalho continua sendo os proprietários do estado, mais esperamos que logo o povo desperte e se livrem desse jugo.