Oi Doutor, fedeu?

- Ah! Ele é tão lindo - exclamou a tia.

- Que menino tão fofo - Disse uma amiga.

- Será um forte guerreiro - expressou a avó.

- Cuidará das empresas do vovô - Impôs o avó.

- Nada disso - verbalizou o pai - será doutor, poliglota, exímio praticante de artes marciais.

A mãe interrompendo toda discussão e falou:

- Parem todos com isso! É só um bebê e vocês já estão impondo ao menino um destino, uma história pré-moldada, sem escolhas. Ele é meu pacotinho, e por hora isso basta.

- Bem, está na hora de irmos e deixarmos vocês descansarem e curtirem o bebê - a avó completou.

- Este quarto é lindo! Parabéns Suelem pela escolha da decoração, esse tom de azul caiu muito bem ao ambiente - expôs a amiga reiniciando a conversa, agora sobre outra temática.

- E essa lembrancinha, que mimo um pequeno lutador de taekwondo - prosseguiu a tia.

Aquele era o primeiro dia em casa após a saída da maternidade. Tudo era novo para aquele jovem casal e seu primeiro filho. O recém-nascido batizara o quarto desde sua primeira troca de fraldas, parecia que propositadamente mirara a camisa especial que seu pai produzira exclusivamente para aquele momento. A criança, desde que nos braços de sua mãe, era bastante calma; criam que o odor do leite materno e o som dos batimentos cardíacos servia-lhe como calmante, recostava-o ao peito e tudo se fazia sereno. Mas para além das intensas conversas sobre a decoração, as trocas de fraldas e planos para o pequeno homem que compunha a família como primeiro bisneto, neto e filho iniciou um profundo desalento do bebê.

- A culpa é de vocês mulheres que não cessam todo esse falatório sobre cores, roupas e presentes - indignado e sobrepondo a voz aos demais disse o avô.

- Vocês que não pararam de tratar de arranjar o futuro do pequeno anjo, até casamento já lhe providenciaram, o garoto há de ter ficado arretado - retrucou a avó.

- Meu Deus! Que faço mainha? com olhar desesperado questionou-se a mãe.

- Vamos tentar investigar - interpôs-se a tia.

- Já o amamentou? falou o pai dirigindo-se a sua esposa.

- Claro que sim - respondeu.

- A fralda está limpa?

- Acabamos de substituí-la - Em desespero dizia o pai.

- Ele já fez o cocô hoje? Alguém perguntou.

- Não! - arregalando os olhos informou a mãe.

Todos chegaram a conclusão que o problema era intestinal. Constipação intestinal, concluiu o pseudomédico da família, o tio que até o momento encontrava-se no canto da sala jogando vídeo game.

- Que devo fazer? a mãe insistia.

- Vamos levá-lo ao médico, simples - dizia o pai.

De pronto organizaram a mala, que não havia sido desfeita, dentro do porta malas e seguiram os pais e o bebê para o pronto socorro. Optaram por levá-lo ao hospital mais completo que conheciam, possuía equipamentos e uma exímia equipe técnica, não queriam correr o risco de terem de fazer alguma transferência caso fosse necessário. Adentraram o portão do hospital com semblante tenso como numa corrida implacável em busca de socorro, o choro do bebê completava a tensão como uma trilha sonora desesperadora.

- Por favor, senhora - dizia o pai se dirigindo a enfermeira - peço que priorize o meu filho, acabamos de sair com ele da maternidade, possui apenas 3 dias de nascido.

- Calma pai, tudo ficará bem, comunicarei ao Doutor a situação e o atenderemos o mais breve possível.

Enquanto os pais buscavam socorro para o bebê, em casa, toda a família intercedia pela criança com orações e criam que tudo ficaria bem e aguardavam ansiosos o retorno daquele casal e do pequenino. No hospital, a mãe em desespero não sabia mais o que fazer para reduzir o ensurdecedor choro de seu filho. Nem mesmo o acalento do leite materno era aceito pela criança. O pai preenchera o cadastro e logo foram chamados pelo pediatra de plantão.

- Olá jovens, que há com o pequenino?

- Ele está nesse choro há horas, seria alguma constipação intestinal?

- Que nada, isso é apenas especulação de meu cunhado metido a sabichão, doutor - contestou o pai.

- Mas é que desde cedo ele ainda não fez o número dois, o senhor me entende não é, doutor?

- Sim, sim. Ponha a criança nessa cama e levantem sua roupa, vamos analisar sua barriguinha.

- Doutor, por que ele tá ficando assim tão vermelho? Sou mãe de primeira viagem, não entendo nada de bebês ainda, achei que os manuais que li durante a gestação me ajudariam, mas vejo que não.

- E esses sons? Que é isso doutor, o que está fazendo? - indagou o pai.

- Massagem abdominal - respondia o médico.

Os barulhos feitos pelo bebê constrangeram os inexperientes pais.

- Acho que precisará trocar as fraudas. - disse o médico enquanto abria a frauda do bebê e se certificava que ele concluíra o número dois.

Ainda na sala os pais cobriam o nariz tentando reduzir o odor ambiente que penetrava as narinas.

- Podem trocá-lo aqui mesmo, sem problemas.

- Obrigado, doutor. Bem, é um caso de constipação intestinal, correto?

- Sim, sim. Acenou o médico.

O casal se entreolhou e ele pediu para que ela não comentasse nada.

- Vamos para casa.

-Está bem - disse ela enquanto sacava o celular e telefonava para a mãe para contar-lhe que o bebê estava bem e que já retornavam para casa.

- Mas o que houve? Indagou a avó.

- Constipação intestinal, tá bem? Pode contar a seu filho - interpôs-se o pai respondendo-lhe um pouco ríspido.

- É! fedeu - pensou a mãe.

Amanda Danielle Rocha
Enviado por Amanda Danielle Rocha em 16/01/2019
Reeditado em 20/01/2019
Código do texto: T6552506
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.