ODE CRONÍSTICA A BARTIRA CARVALHAL
Durval Carvalhal
Três décadas atrás, nesse exato momento, eu estava pensando no nome da nascitura em um quarto do Hospital Português (em Salvador).
Escolhi uma palavra trissílaba, poética, bem ritmada, iniciada com uma letra do início do alfabeto para, em caso de elaboração de listas, figurasse logo no início.
Lembrei-me de uma famosa personagem da História do Brasil: " Bartira, a linda guerreira filha de Tibiriçá". Retirei-lhe o sobrenome e ficou apenas Bartira. E foi dessa forma que aquele toquinho de gente passou a se chamar Bartira Carvalhal.
Sua estrada é gigantesca; já percorreu muitos quilômetros. Quando formanda em administração de empresas, já pensava em empreender. Determinada, criativa e arrojada, cumpre, com galhardia, sua missão de empreendedora, o que muito nos orgulha.
Aprendi, com o general literato Nelson Werneck Sodré, na minha pré-adolescência, que, "no mundo atual, não há mais nada de fundamental importância para uma família, do que o futuro do seu filho". E é o seu futuro, Barti, que mais nos interessa.
Parabéns pela sua data aniversária e o meu orgulhoso abraço paterno, guerreirinha.
Salvador, 15 de janeiro de 2019.