AINDA É ELA

Na contracapa de “Ainda sou Eu”, lemos um comentário da atriz Emília Clarke que interpretou a Louisa Clark no filme “Como Eu era Antes de Você”. Emília diz: “Os livros da Jojo sempre me fazem rir com sua honestidade, humor e empatia. Leitura obrigatória”. Eu também dou minhas risadas, isto quando não gargalho.

Depois de deixar o namorado em Londres no final de “Depois de Você”, com “Ainda Sou Eu” Lou Clark desembarca em Nova York onde um novo emprego a aguarda. Ela conhecerá uma família rica que vai um pouco além da riqueza. São pessoas excêntricas acostumadas com extravagâncias. Não que isto seja uma exclusividade dos ricos.

Por exemplo, o gato Félix tem sua própria agenda semanal. Nela estão incluídas visitas a tosadores, consulta com veterinário, o dentista e se aparecer um cocô no tapete, Félix tem sua própria especialista comportamental que é chamada imediatamente.

Seu trabalho é cuidar da agenda da patroa. Logo Lou torna-se sua acompanhante nos eventos dos ricos. Agnes sofre da “síndrome da ex”. Quando a ex do seu marido aparece nesses lugares tentando humilhá-la, Lou está lá para levantar seu astral. Num lugar assim ela conhece Josh, um sósia de Will... Um dia, o encanto acaba quando Josh acha que sua roupa não é a ideal para ir conhecer seus amigos, e pede para Lou trocar.

Entre idas e vindas Lou Clark é traída duas vezes. Em Londres, ela acredita que seu namorado a traiu com a nova companheira de serviço. Em Nova York, a traidora é a patroa Agnes que se dizia sua amiga. Termina o namoro e perde o emprego.

Na ficção sempre foi assim. Na vida real também acontece. Pessoas altruístas e abnegadas, pena existirem tão poucas no mundo, funcionam como imã para quem mesmo não admitindo esteja precisando de ajuda. Foi o imã de Lou Clark que a aproximou da senhora De Witt (Margot) e do seu cachorro “Dean Martin”.

Quando os familiares de Margot que Lou encontra na internet chegam para buscá-la, deixam Lou morando no apartamento. O “Dean Martin” também ficou. No passado, Margot foi produtora de moda numa revista famosa. Então, Lou Clark herda guarda-roupas abarrotados Tudo no estilo “vintage”, dessas que Lou tem paixão em vestir.

O romance vai terminando. Lou Clark faz as pazes e se dão uma nova chance com o namorado de Londres, enquanto se prepara para abrir seu negócio de roupas alugadas em Nova York. Acho que a Jojo Moyes cometerá um grande sacrilégio com a Lou Clark se abandoná-la neste momento sem uma continuação.

Mas há um problema. Lou Clark será capaz de ser feliz cuidando apenas da própria vida e do namorado? Não creio que pessoas altruístas e abnegadas sejam capazes disso. A felicidade delas está em fazer os outros felizes. E Louisa Clark nasceu e vive para isso.