QUESTÃO DE LOGICA
 
Patinamos com nossa economia combalida a anos e nada vai para frente.
Tudo é uma questão de entendimentos. Não se ganha dinheiro quando se vende algum bem físico. O dinheiro que enriquece vem de propriedade intelectual ou prestação de serviços. Quando você vende qualquer produto que dependa de matéria prima, e todos dependem. Você esta trocando produto por dinheiro. Te resolve o problema na hora mas te cria um problema maior para o futuro. Vou exemplificar.
Quando você mecaniza a terra e produz uma monocultura igual a soja e a vende para boa parte do mundo você esta acabando com terras agricultáveis em troca de algum dinheiro e na maioria das vezes esta pagando royalts de produtos que você adquiriu sem necessitar apenas por imposição dos compradores. A famosa quinquilharia. Igual aconteceu por volta de 1500 quando vinham buscar o ouro e a madeira e nos davam espelhinhos. Dinheiro de verdade se obtém vendendo tecnologia, explorando royalts ou vendendo excelência. E tudo isso foi exaustivamente desmotivado em 31 anos de roubalheiras. Acabaram com as ferrovias única e exclusivamente para vender caminhões e pneus. Recentemente acabaram com todas as siderúrgicas em beneficio de um acordo do Governo sem patriotismo que visou interesses próprios e não os interesses da Nação.
Existem minérios que só tem no Brasil, e mesmo assim pagamos royalts quando o utilizamos para confeccionar qualquer produto. Na área farmacêutica somos vitimas  dos maiores crimes mundiais onde Nações vem aqui, pegam plantas e ou animais nativos e registram seus princípios ativos, criam patentes e nós temos que pagar por aquilo que é nosso. Tudo isso porque o interesse financeiro individual vem antes do Patriotismo. Todo homem que se vende vale muito menos do que recebe.
O ideal é que produza em Países distantes levando apenas um CD e depois recebendo os Royalts pelo direito a propriedade intelectual. Mas nós apenas escavamos nosso solo e herdamos um passivo ambiental que vamos lamentar por vários séculos.
Precisamos investir em formação tecnológica para que nossos filhos inventem produtos e ou serviços que rendam ao Brasil dividendos. Só assim seremos uma Nação adulta e com rendimentos compatíveis com nossos anseios.
Nosso programa de proteção industrial inexiste. Nós nunca fizemos um carro totalmente Brasileiro porque a Industria Automobilística Brasileira constituída 100% de estrangeiros impedem que se desenvolva veículos Nacionais. Eles ditaram as regras de mercado conforme suas conveniências e nossos Parlamentares recebendo cada um uma mala de dinheiro. Aprovaram tudo sem pensar que um dia precisaríamos chegar a idade adulta e ter como sustentar nossos aposentados com o fruto de seus esforços. Mas não, chafurdaram na lama da corrupção e venderam o Brasil por qualquer quinquilharia.
Eu não sei se isso se reverte, mas se tiver solução temos que começar agora.
Precisamos fazer um veiculo inteiramente nacional. Fabricar pneus nacionais.
E parar de mandar dinheiro par fora até pelos AS que tomamos.
Muda Brasil.