CENAS COTIDIANAS - O SENHOR DO PONTO DE ONIBUS
* O que nos torna iguais?
2018 foi um ano marcado por nossas diferenças políticas e ideológicas e que em 2019 possamos juntos olhar e enxergar nossas semelhanças.
Eu estava no ponto de ônibus, um senhor se aproximou e dei lugar para que se sentasse ao meu lado.
ELE: Você é cantor?
EU: Nao. Não canto nada.
ELE: Você tem cara de cantor...Todo homem canta. Se não canta música canta mulher. (sorriu)
Deixei passar o comentário.
ELE: É ano novo hein!
EU: É. Pronto pra comemorar a noite toda?
ELE: Já bebi um pouquinho.. kkkkkk Tá muito calor né?
Eu concordei e disse que o calor é bom pra uma cervejinha gelada.
Passa na rua devagar um Gol quadrado azul e impecável. Parecia recém saído da loja. Ambos admiramos (realmente lindo!)
ELE: Bonito né? Trocaria qualquer desses carros por um desse aí
Eu novamente concordei
ELE ( falando com uma mulher): Boa tarde moça! e com um homem: Boa tarde, senhor!
Ambos ignoraram o cumprimento. Não iam falar com um homem daquele jeito. Reis demais e se baixassem o olhar a coroa cairia. Não ia pegar bem.
O ônibus chegou. Me levantei. Fui pra um lado e o senhor pro outro.
Antes de entrar ele me gritou: Feliz Ano Novo pra você e pra sua familia.
EU: agradeci e desejei o mesmo.
Eu poderia começar esse texto dizendo que um bêbado (muito bêbado na verdade, cheirava a pinga a meio metro de distância) falou comigo no ponto, mas ele é só um ser humano tão igual quanto a mim. Na gentileza, na disposição pra jogar conversa fora (tenho um ímã pra gente estranha e desconhecida), no gosto pelo Gol, o gosto por uma cervejinha gelada no calor, etc Nisso somos iguais. Eu sou mais parecido com ele bêbado do que com o casal são sentado no nosso lado. Simples assim.
QUE EM 2019
* possamos sempre ver o lado brilhante das pessoas e coisas.
* possamos enxergar diferenças com curiosidade e chance de aprender
* nossas certezas não sejam vistas como "A verdade", mas como uma das verdades
* possamos exercitar a compaixão (sem ela o amor é apenas discurso).
(Publicado originalmente em 31/12/2018)