Retrospectiva 2018 / 2019 ano de muitas mudanças
No texto a seguir, irei fazer uma retrospectiva de 2018, incluindo alguns acontecimentos importantes e algumas mudanças que para mim foram e são muito significativas!
Primeiro quero citar uma de minhas grandes conquistas, que foi iniciar a faculdade de Psicologia na Uninove. Um dos marcos dessa conquista foi o trote, para algumas pessoas pode parecer uma coisa idiota, eu sempre via a galera que passava nos vestibulares sujos de tinta, cabelo raspado, entre outras brincadeiras, sempre imaginei que um dia eu pudesse ser o bixo calouro da faculdade, e incrivelmente aos 32 anos de idade lá estava eu tomando banho de tinta.
Na faculdade, as matérias que mais me impactaram durante o ano, foram a Analise do Comportamento, Filosofia e Ética.
Outra coisa que marcou 2018, foi a retomada que tive em escrever o livro "Do outro lado do Jogo" junto com um amigo poeta e escritor, Tiago Vesak, o qual também conheci esse ano, fomos bancados pela editora Viseu, e trabalhamos arduamente sem cessar, para tornar o ano de 2019 de muita gente, uma ano diferenciado.
Firmamos uma parceria com um instituto de hipnose chamado Hipnopanda, conhecemos muita gente legal lá dentro, e acredito, essa amizade vai pra além da vida.
Conhecer a Soul, foi uma das coisas mais impactantes de 2018 na minha vida, e quando pensei que isso era uma das melhores coisas desse ano, algo melhor aconteceu, fui fazer parte da família Soul, uma ideologia de mentalidade evolutiva, envolvendo várias pessoas que partilham dos mesmos objetivos.
Esse ano o projeto Aprimorando Mentes ganhou vida, uma de minhas criações no mundo da hipnose, que revolucionou minha história e com certeza a vida de muitas pessoas.
Como colunista da revista online New Order, eu escrevi esse ano apenas 9 crônicas, porém foram muito significativas para expressar minha visão de mundo e da espiritualidade.
Leram as minhas crônicas esse ano um total de 800 pessoas e a grande maioria desses leitores me deram um feedback, que deram origem a algumas mudanças, como exemplo a migração do site Medium, para o site Recanto das Letras.
Participei de novas experiencias de expansão da consciência, como a Auriculoterapia, Yoga, Cristais, Constelação Famíliar, Ayahuasca, Kumbaya e o encontro com a espiritualidade.
Participei da iniciação em Artes Marciais, foi como uma cura de um processo traumático que passei esse ano, em uma audiência criminal, além disso essa audiência me fez crescer muito como pessoa, meditar na morte, no propósito da minha existência e me conhecer melhor em um período de solidão, de distanciamento, pois não queria colocar as pessoas que amo no risco que eu estava correndo.
Tive um forte envolvimento em expor minhas correntes ideológicas na política, e esse envolvimento mudou muito minha forma de pensar, de ver o mundo e interagir com pessoas, meu ciclo de amizade também foi alterado em razão desse movimento. As pessoas que mais me inspiraram durante a campanha política foram os candidatos a presidência do PDT Ciro Gomes, e do Partido Novo João Amôedo, também como a deputada do PDT Tábata Amaral e Marco Rodrigues, também participei do Movimento Acredito, um movimento livre de ideologias de esquerda ou direita, mas que busca através do dialogo, compreender as necessidades humanas globais.
Foi nesse ano também, que tive alguns encontros com uma pessoa que considero um grande Luthier e Pensador da atualidade, meu amigo Éber, que também logo despertou em mim uma grande paixão pelo violino, instrumento que iniciei na infância e havia abandonado esse prazer, nossa conversa sobre a espiritualidade também me inspirou fortemente para um livro que pretendo lançar no final de 2019.
Assisti muitos filmes, todos os lançamentos da Marvel de 2018, e também não deixaria de citar o sucesso de Animais Fantásticos que foi irado. Não pude focar muito em leitura, devido a pressão do segundo semestre na faculdade que não foi fácil, mas mantive uma média de dois livros por mês, entre eles: A Origem e o Código da Vinci (Dan Brow), Mentes Fantásticas, Travessia, Eva, Vidas Entrelaçadas, O Preço da Conquista, O Alienista, A Garota no Trem, Sherlok Holmes no Brasil (Jô Soares); Graça da Coisa (Marta Medeiros) bom esses são os que eu li, que indico muito.
Também passei por uma forte transição que não posso deixar de citar como o marco principal em 2018 na minha vida, esse chocou muita gente, com certeza, alguns consideraram essa atitude que eu tive, como uma saída parcial da religião, eu considero como uma transcendência, pois eu sou grato por ter percorrido esse caminho, por todos esses 28 anos, e aprendi muito enquanto estive nesse espaço religioso, porém chegou um momento em que eu despertei para uma realidade, em que, eu não estava sendo eu mesmo se continuasse ali, eu estava sendo de certa forma manipulado pelas minhas expectativas lá dentro e pela vulnerabilidade do meu próprio Ego que estava sendo alimentado pela religião, acredito que foi um processo de maturidade, e não aconselho ninguém a deixar sua religião, seja ela qual for, mas buscar através de Deus e do auto conhecimento procurar entender o seu propósito e o seu lugar no mundo.
Procuro ressaltar que a minha transcendência a religião não mudou meu código de conduta, moral e ética, não alterou em nada meu respeito as pessoas, minha conexão e crença em Deus e minha presença a acompanhar minha família.
Termino essa retrospectiva citando os pensadores que mais me influenciaram para um despertar moral em 2018:
Marco Histórico: Jesus, Buda, Chico Xavier, Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, Descartes, Isaac Newton, Albert Einstein, Giordano Bruno, Freud, Carl Jung.
Populares da Atualidade: Clóvis de Barros, Leandro Karnal, Monja Coen, Mário Cortella, Pirula, Slow e Ana Beatriz Barbosa da Silva.
Termino desejando a todos que o ano de 2019 seja um ano espetacular, um ano de muitas declarações libertadoras, de muita paz, saúde e maturidade espiritual.
Osvaldo Vieira