Perfume Arretado

Não tem jeito, papo de coroa prioriza a saudade, é papo tipo cascatear de lembranças. É difícl evitar. Acho que é missão impossível. Há até, reconheço, um esforço para evitar esse tipo de papo "horata da Luzia", mas nao adianta, basta uma palavra, um som, um cheiro, uma lembrancinha de merda e... começamsos a ressuscitar o rosário das emoções do passado.

Foi o caso de um pao nostálgico dias antes da véspera de Natal. Estávamos falando sobre cheiros, perfumes, aromas do passado. Um disse que o que mais ficara na sua mente e olfato fora o do lança-perfume Rodouro, lembrava os carnavais, os porres, xiringar o lança-perfume nas coxas das marinheiras.Outro lembrou o cheiro das rosas do jardim da sua saudadosa mãe. Outro lembrou o extrato arretado das matutinhas nos forrós de latada nos sítios. Eufiquei com o cheiro do café torradinho em casa e o de cachaça, além do da carne de sol assando e, pasmem, o cheiro de Pó Indiano que colocava num pires, acendia e aspirava para passar rise de asma... Houve tambem o cheiro das frutas nas feiras, o perfume de uma amada que abandonou um sujeito e ele ficou sentindo a vida toda o perfume dela (corno perfumado) e o escambau de cheiros.

Mas um deles ficou calado, fitando o horizonte, pensativo. Eera justamente o mais nostálgico, um cara que vive bem, possui armazens e muitos imóveis, mas preserva a fazendola que foi de seu pai, sempre vai lá dar uma espiada. Perguntei a ele: - "E tu cabra véio, qual éo cheiro que mais te emociona?". Ele suspirou mas nem pestanejou e afirmou em alto e bom som: - "Você perguntou o que está cansadode saber, você e todos os outros, o cheiro que mais gosto e sempre gostei é o cheiro de bosta de curral". Ningupem contestou. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/01/2019
Código do texto: T6540213
Classificação de conteúdo: seguro