EU SEI QUE VOCÊ PENSOU
EM MUDANÇA

         Lamento lhe informar, não vai haver mudança nenhuma. Amanhã será o primeiro dia do novo ano, novo presidente da república, novos governadores, alguns novos senadores, e não vai haver mudança nenhuma. Os ricos continuaram ricos e os pobres seguiram pobres, uns pensando que são ricos e outros achando justo o mundo na mão de poucos.
         Lamento lhe informar, mas tudo seguirá como antes nos quartéis de Pindorama.  A polícia seguirá fingindo que faz a segurança, o crime continuará existindo e a gente preso em casa morrendo de medo. 
         Eu sei que você pensou em mudança. Você mesmo pensou em mudar algumas coisas na sua vida. Você pensou em melhorar sua alimentação, você só quer emagrecer para entrar no padrão globo de beleza.
         Você também quer possuir algo mais ou algo melhor. Trocar de carro ou adquirir um se ainda não tiver. A moça que está sem namorado pensou em encontrar alguém, a que tem demais pensou em dispensar alguém. Enfim, todo mundo quer alguma mudança no campo amoroso. 
         Mas não vai ter mudança nenhuma. Acredite, eu estou te falando. Escolha aí um campo da sua vida. Política, religião, educação, emprego. Seja lá o que for. As previsões, sejam as astrológicas, sejam apenas os palpites como essa crônica, alertam a todos para a falta de mudança. Pode esquecer. Não virá nenhuma virada de mesa.
         O caro leitor vai achar estranho alguém pessimista no último dia do ano. A chuva está caindo à vontade aqui no leste de Minas. Vai ter água em 2019, vai ter fartura de alimento. Aposto que o preço vai baixar muito pouco, ou quase nada. É um pessimismo entranhado nas veias. Acaba contaminando a escrita. Mas eu te digo mais uma vez. Não, não vou te encher com a minha ladainha de que não haverá mudança nem que a vaca tussa.
         Pode haver uma melhora econômica, mas o bolo não vai repartido de forma justa. A gente vai ficar esperando cair alguma migalha da mesa. A política seguirá sendo a arte de enganar o povo. O campeonato vai ter um campeão, lógico, mas não vai haver melhora no espetáculo. Os nossos craques partem antes. O trabalho vai seguir sendo enfadonho. Vai haver sempre mãos estendidas para puxar o tapete. Vai haver sempre vassouras para empurrar a sujeira para debaixo do tapete e não vai haver tapete voador para te levar para o paraíso. No máximo uma estrada perigosa para te levar a Guarapari ou outras praias acessíveis ao teu bolso.
         Mesmo quem vier a se dar bem em 2019, não terá mudança na vida dele, pois será quem sempre se deu bem. Graças ao trabalho de...
         E sabe o motivo pelo qual eu digo que não vai haver mudança? É pelo fato de que não estamos ainda livres e nem somos corajosos o suficiente para enfrentarmos os percalços de uma verdadeira mudança. Poderemos até alcançar algumas metas, mas mudança de fato nós não viveremos. Temos que avançar muito ainda na nossa compreensão de mundo para entendermos o que somos de fato e que história nós queremos tecer. Não adianta, se a gente não avançar na nossa evolução como ser humano na busca da justiça e da solidariedade, nós não estaremos prontos para qualquer mudança. E o que a gente pode julgar como mudança em 2019, não passará de mera acomodação. 

FELIZ 2019!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018
Cláudio Antonio Mendes
Enviado por Cláudio Antonio Mendes em 31/12/2018
Código do texto: T6539742
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.