J u d a s

Recentemente, ontem ou anteontem, morreu um dos maiores nomes da literatura mundial, o escritor judeu Amós Oz. Dele li, este ano um romance espetacular, "Judas". Um desses romances baseado em verdades e na coragem de expor algo possível mas que as pessoas, devido ao fundamentalismo, temem pensar e admitir.

Vou tentar à minha maneira, quem sabe, inerpretar o livro. Por que nao discutir a Bíblia? Que mal há em analisá-la`à luz do bom senso sem a preocupação de interpretá-la como exigem os fundamentalistas? O mais importante nela, creio, é o "Novo Testamento", justamentea a parte que trata da vida de Jesus. Detalhe: todos os originais que compõem o Novo Testamento (27 textos) desapareceram. Foram escritos depois da morte de Cristo, muito depois. Há incusive entre eles várias divergências. São reflexos da história oral.Hoje é possível se analisar o contexto da epoca e chegar a conclusões e ilações que podem divergir dos Evangelhos, mas em nada alteram a importância de Jesus e pode trazer certa luz a alguns pontos onde se pode notar uma certa forçada de barra. Um desses pontos é justamente a participação de Judas. Quem, afinal, era Judas? Um pé rapado ou vigarista que se aproximou do Mestre para depois traí-lo em troca de 30 dinheiros? Antes de mais nada nao seria necessário tentar saber o que era essa quantia? Eram 30 siclos. Quanto valeria na moeda de hoje? Levando em consideração o vaor de mercado d prata, algo em torno de quase seiscentos reais, menos que um salário minimo, não daria para comprar uma moto, talvez uma bicicleta de segunda mão. Na épocaum escravo fraco, alguns anmais.

Uma pegunta nao pode calar: Judas preisava desses 30 siclos? Parece que não. Por quê? Porque Judas Iscariotes era um abastado da Judéia, da cidade de Keroaoit, dono de propridades, homem de posses. O que os 30 siclos significariam para ele? Não, não é crível que a sua motivação para trair o Cristo fosse essa recompensa mixuruca. Mais: diferenye dos demais apóstolosde esus, que eram pescadors e agricultores da Galiléia e aldeias distantes, Judas era um homem de grande cultura. Por que um sujeito inteligente, habilidoso e abastado, iria se meter nessa empreitada? Porque os sacerdotes de erusalém apelaram para ele no sentido que investigasse e analisasse as façanhas de um jovem Galiléu, aquele que de aldeia em aldeia fazia milagres. Queriam saber se ele poderia trazer prejuízos à religião deles, os sacerdotes do templo. Iscariotes vestiu-se de andrajsos e começou a seguir Jesus. Só que a missão que fora encarregado falhou totalmente: o enviado para espionar Jesus tornou-se o seu mais fiel seguidor. Judas presenciou os prodígios e milagres de esus e acreditava piamente que Ele era relmente o Filho de Deus. Mas Judas era um homem com grande informação e do grande mundo, ou seja, algupem que pensava grande e começou a montar uma forma de convencer o mundo do poder de Jesus. E isso teria que ser feito num grande centro, e de forma espetacular, algo que se pudesse contestar. Não bastava os milagres e pregações em pequenas aldeias, era preciso o "grande finale", o arremate, a prova das provas, a prova incontestável. E omeçou a por em prática sua idéia, qu consistia, num primeiro momento, em convencer Jesus (que não era sensívela esse tipo de espetacularização), nem nunca quis fundar uma religião e nem estava totalmente convencido que era realmente o Filhodo Homem. Jesus meditou muito, refletiu muito, se isolava para pensar e rezar a Deus. Jesus duvidou dessa sua missão, mas Judas terminou convencendo-o a ir para Jerusalém. E lá seguir à risca o plano que arquitetara. Detalhe: em Jerusalém apareia muitos milagreiros, os poderosos nao estavam tão incomodados com o Nazareno, mas Judas conseguiu convencê-los, ele quria que Jesus fosse prso, julgado e condenado à crucificação. O seu plano é que Jeus desceria da cruz vivo e isso convenceria o mundo de que era realmente o Filho de Deus. Jesus teve dúvidas, mas terminou concoordando co o script traçado por Judas. Este conseguiu até fazer um papel de traidor apontando Jesus que todos conheciam, e recebendo os 30 siclos. Fazia parte do plano.

Jesus foi preso, torturado, Pilatos lavou as mãos entregando o destino dele, Jesus, ao povo, mandando que escolhessem entre o Nazareno e Barrabás, que era um tipo Robin Hood, roubava e dividia com os pobres. Não deu outra, a massa (isso Judas sabia) preferiu salvar Barrabás. Resulltado, Jesus foi condenado à crucificação. Judas assistia a tudo, certo, convicto, vibrando com o plano, tinha certeza que o Nazareno desceria da cruz vivo. Jeus é pregdo na cruz, entre dois lkadrões, começa a sanrar e a definhar, num certo momento chega a reclamar do Pai: "Meu Deus, Meus Deus! Por que me abandonaste?". E morre. Avaliem o drma de Judas, com o passar do tempoele vê Jesus sangrando, sofrendo demais, vai ficando nervoso, triste, desencantado e desesperado. Quando o Nazareno finalmente morre, sem descer da cruz parao "grande finale" que julgaa favas contadas, Judas começa a se sentir o assassino do Mestre. Vê ruir o seu plano, sente horror pelo que fez, começa o reoroso. Entende que precisava pagar pelo seu crime. Caminha para um luhar eermo, levando uma corda nas maos, chega à figueira que o Cristo num momento de exaltação fizra secar. Ele amarra a corda num galho e se enforca. Paga o preço não pela traiaação, mas por um plano que nao estava coerente com a filosofia de vida de Jesus. Judas queria fazer uma demonstração, algo que tinha o componente da randeza, da usadia, do golpe de mestre, nada em consonância com a humildade de Jesus.

No mais, é sempre bom a gente mantr a mente aberta e fugir d fundaentaismo. Pessoalmente , acho que Judas, se o fato procede, erru quando pensou queera o auor so script sobre a crucificação de Jesus. Ele nunca imaginou que o verdadeiro autor não era ele, mas Deus. Nesse script, ele, Judas, foi apenas um figurane, imortante, mas apenas um figurante. Leiam o livro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/12/2018
Código do texto: T6539481
Classificação de conteúdo: seguro