Tim-Tim, a gente vai levando

Pois é, hermanas e hermanos, como diz a musica de Chico e Caetano, "Mesmo com toda a fama, com toda a brahma/ Com toda a cama, com toda a lama/ A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando/ a gente vai levando essa chama/ mesmo com todo o emblema, too o problema, to o sistema,a ente vai levando... " E ainda, "Mesmo com o nada feito, com a sala escura/ com um nó no peito, coma cara dura/ Não tem jeito, a gente não tem cura...". E mesmo com toda a súmula, com toda sílaba/ A gente vai levando,/ a gema vai tomando, a gente vai dourando essa pílula".

Havia um velho em Arcoverde, dono de um bar, um sujeito muito engraçado mas um filósofo popular, Seu Noé, que quando havia um fato consumado e uma parte das pessoas não queria aceitar, ele dizia rindo: - "Se a comida é essa pra que engulhar?". Estava certo? Há controvérsias. Mas ele tinha certa razão, precisamsos aceitar os fatos, mas dentro do possível precisamos mesmo, antes de tudo, é resistir. Democraticamente. Dentro dos ditames das leis e dos ideais democráticos,sem medoe sem ódio. Mas sem desesperar, desesperar jamais. Nunca entregar os pontos, mas sem retaliação e, principalmente, sem decambar para o desespero de ações antidemocráticas. as nunca, jamais e nem em tempo algum silenciar e nem abrir mao dos ideais e dos direitos democráticos, da liberdade de expressão, da luta por uma sociedade igualitária e justa.

Desde que comecei a escrever neste espaço democrático do RL, tenho repetido a minha noção de Democracia: é o regime que um diz e o outro diz, que um diz e o outro tem o direito de contestar. É o rgme que permite o debtae, a contestação, a liberdade de expressão. Simples assim.

Estamos no último dia do ano, dia de confraternização, vamos nos reunir com nossas famílias, festejar a virada do ano, desejar felicidade a todos, mas não podemos deixar de pensar que enquanto festejamos em segurança, comendo e bebendo, felizes, na base do a gente vai levando, lá fora debaixo de marquizes, nas ruas, miseráveis estão fuçando nos sacos e latas de lixo buscando rstos de comida. São irmaos nossos, muitos são crianças. Não podemos deixar de pensar neles e de fazer da luta por uma sociedade justa, uma causa. Ou fazemos isso ou não somos cristãos e nem democratas.

No mais, faço um bebido, na hora da virda de ano, quando baerem as taças lembrem-se que estãobatendo também no copinho pequeninho, pesadinho, que tomo a minha cachacinha. E lembrem de mim e digam, Tinm-Tim, véio Darta, a gente vai continuar levando essa guia.Tim-Tim, hermanss e hermanos. Aquele Abraço. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/12/2018
Código do texto: T6539453
Classificação de conteúdo: seguro