A importância dos clubes de leitura
Há “professores” e há professores. Os primeiros são aqueles que se preocupam apenas com o peixe frito da leitura, ou seja, o texto literário contido no livro didático é o bastante para o aluno fazer a leitura do mundo e se incluir como um leitor mediano. São os famosos professores tradicionais, aqueles dos tempos do ronca, que não permitem a educação emancipadora. Os segundos são aqueles que acreditam na prática da educação cidadã transformadora, cujo nirvana só se atinge com muita, e bote muita nisso, leitura.
“Leiam! Leiam! Leiam!”, dizia o meu professor de Português nos tempos da ponta de baioneta calada roçando a garganta. Nesse tempo Paulo Freire vivia no exílio e a educação era voltada para o ensino tecnicista. E ai de quem falasse em educação transformadora! “Leiam bula de remédio, leiam rótulo de cigarro, leiam até o catecismo de Zéfiro, mas não deixem de ler!”, vociferava, andando de um lado a outro da sala. “Até o catecismos de Zéfiro”, ele dizia. E esse catecismo era uma revista pornográfica em quadrinhos, vendida por debaixo dos panos. Não dava para ler sem se ir ao banheiro.
O livro transforma o homem e este transforma o mundo, disse Mario Quintana num quarteto poético. Ser cidadão é transformar a sociedade em que vive, disse Augusto Boal. E ler, é ampliar horizontes, digo eu, se é que ninguém já não o disse. Por isso a importância dos clubes de leitura nas escolas. Um espaço para debates, interpretações e até mesmo criação literária.
A leitura é fundamental para libertar o aluno das amarras sociais e econômicas, transformá-lo num ser pensante e atuante num mundo cada vez mais competitivo. A cada livro lido, eles se convencem que nunca mais serão os mesmos e que não mais poderão viver sem desvendar os mistérios e os segredos dos signos prensados em preto nas páginas brancas dos livros.
Portanto, se você quiser que ele mate a fome, dê-lhe um livro; se quiser que ele sobreviva, crie um clube de leitura na sua escola. Fácil assim.
Quem quiser conhecer o meu clube de leitura, basta procurar por “clube de leitura mandacaru” no YouTube ou no Facebook.