Moldura diferente

Cada pessoa é única, não existe pessoas iguais. Elas podem ter identidade de ideias, gostos, vícios e o escambau, mas possume diferenças fundamentais. Não são máquinas. E a vida? A vda é diferente para as pessoas? Não, a vida não é diferente, diferente são as circunstâncias criadas pelo sistema ou pela sorte ou seja lá o que for que torna a vida difícil para uns e fácil para outros. Concordo que há os conformistas, acomodados, sem ambição e até preguiçosos. Mas a razão de haver dores no mundo (há mais dores no mundo que estrelas no céu, dizia Malaraux) não é da vida em si, mas do sistema excludente, dicriminador, frio e materialista. Não é a vida que construiu a desigualdade. eus anão é responsável pela miséria e pelas distorções sociais. Pelo contrário: a responsabilidade é do sistema que governa o mundo.

Quando ouço algupem culpar a vida pelas desigualdades fco triste. É um desconhecimento completo e total de como funciona o sistema do capitalismo selvagem. Quem gera a desigualdade é esse sistema cruel e desumano. Sem essa que é um sistema democrático e liberal. Não é. Tem mais: nem é defensor do meio ambiente. Vejam, por exemplo, a Noruega que é quem apresenta melhor IDH de vida no mundo, mas polui no Brasil. Ela é vários países ricos. Detesto essas ongs estrangeiras que vêm ao Brasil defender o meio amboente. Por que não impediram a devastação das matas nos seus países? E por que não denunciam as mazelas perpetradas or seus países no terceiro mundo? Sim, acredito no internacionalismo, mas dede que seja partialha e não esmola. O que o capitalismo quer é se apoderar das riquezas dos países subdesenvolvidos.

Mas volto ao começo, cada pessoa é única. E é isso que faz a beleza da vida. Seria muito triste se todos fossem iguais, pensassem da mesma forma, reagisssem do mesmo jeito, não haveria debate,as máquinas não debatem. Mas concordo que a vida é sempre a mesma para todos. A vida, ela sim, é única.

Adoro o que disse Florbela Espanca:

"A vida é sempre a mesma para todos: rede de ilusões e desengans. O quadro é sempre o mesmo, a moldura é que é diferente".

É isso, vida que segue. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/12/2018
Código do texto: T6536917
Classificação de conteúdo: seguro