Papa e Ganância

Nenhuma liderança mundial consegue de fato diagnosticar as dores do mundo (Malraux dizia que há mais dores no mundo que estrelas no céu) como o papa Francisco, É quem de fato diagnostica e denúncia todas as mazelas e armações do capitalismo internaciaonal, o desrespeito aos direitos humanos e ao meio ambiente e os problemas dos empobrecidos.

Ontem no seu sermão, na Missa do Galo na Basílica de São Pedro, ele ressaltou que o Nascimento de Jesus devia inspirar a um novo modo de vida baseado no partilhamento, na doação e, sobretudo, no fim da ganância que, segundo suas palavras, "se tornou agressiva e voraz". Que muitos acreditam que o undo se sustenta no acúmuo de bens.

Foi feliz e verdadeiro quando disse: "É o momento para mudar o curso da história". E acrescentou: "mude a história a partir de cada um de nós". Mais: "O centro da vida nãoa é mais o eu faminto e egoísta, mas aquele que nasce e vive por amor".

Francisco acha que todos se devem perguntar sobre o seu modo de vida e o que transformar para melhor. Perguntou: "Será que eu realmente preciso de muitas coisas, receitas complicadas para viver?". E complementou: "Posso fazer sem muitos contornos supérfluos, para escolher uma vida mais simples?".

Fez ainda a uma advertência aos próprios religiosos: "Jesus Cristo não gosta de preguiçosos e nem de sedentários, o Senhor ama ser esperado e não pode ser esperdo no sofá, dormindo. De fato os pastores se movem: eles foram sem demora".

O papa, admito, é uma voz isolada, mas ecoa em todo o mundo e conscientiza.É a voz de Cristo. Ele sabe que o maior mal do mundoé justamente a ganância do capitalismo internacional. Viva o papa Francisco. Amém, Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/12/2018
Código do texto: T6535383
Classificação de conteúdo: seguro