Encontro Arretado

Não posso dizer o nome do santo, mas posso falar sobre o milagre. É assim que explicamos, no meu sertçao, um cuaso que contamos mas nao podemos identificar os personagens. Não por medo, porque medo é manha e cra feia é safadeza. E medo, juro, só tenho de barata rato, assombraçao e mulher braba. Não coloquei em prdem crescente, maa admito que o medo maior é mesmo de mulher braba.

Vamos ao milagre, ou seja, ao causo que me deu muita alegria. Eu sempre afirmei no rádio, no jornal e em púbico, na minha terra, que logo depois do golpe de 64 só passei a resepitar um segmento social: as putas. Disse e repeti muitas vezes. É claro que algumas pessoas ficaram revoltadas. Problema delas porque fiz essa afirmativa com base em fatos.

É que logo após o golpe começaram a perseguir e insultar as famílias dos presos pela ditadura. O meu pai fora preso. Além disso fizeram uma passeata, uma espécie de procissão para comemorar o golpe. Um jipe na frente com um alto-falante esculhambando, na comissão de frente padres, delegado, bandidos, assassisnos, freiras, agiotas, canalhas e religiosos de todas as espécies. O que era de chaleira, puxa-saco, aproveitador e safado estava nessa passeata. Quando passavama na frente da casa de um persegudo era aquela latromia e provocação. Uma covardia. Pois bem, eu e um irmão ficamos na porta de casa, de eito aberto, sem medo, quando a procissão/passeta passou não fizeram nenhuma provocação e nenhuma latromia. Não sei o motivo. Algumas pessoas conhecidas ate baixaram a cabeça com vergonha. Passaram. Entramos.

Aproveitamos para timar umas lapadas e então perguntei ao irmão: - "Faltou algum grupo da sociedade? Ele derrmou a porção do santo, tomou a lapada, e respondeu: - "Não, não faltou nenhum grupo social. Discordei; - "Você tem a vista muito melhor que a minha por isso perguntei. Você viu alguma puta? Ele: ´"Não, não vi". Encerrei: - "É porque as putas são as pessoas mais dignas da cidade". Foi assim que comecei a cantilena de dizer que o segmento mais digno da minha terra eram as putas.

Bom, fui ontem com um sobrinho comprar um sapato de lona, desse barato, cento e vinte reais em quatro vezes sem juros no cartão, o meu estava furado e quando chive não psso andar de chinelo. Comprei o sapato. Quando ia saindo, vinha um sujeito da minha terra acompanhado de uma senhora muito elegante, ela devia ter mais de 80 anos, mas elegantérrima e parecendo uma dessas damas que sai na coluna social dos jornais. O cara de rcoverde, meu conhecido me apontou para ela, a dona riu e veio na minha direção e disse: - "Então você é aquele moleque arengueiro filho do Major Wilson? O carinha que disse que as putas eram as pessoas mais importante da terra? Fiquei orgulhosa demais. É claro que já era uma madame da sociedade lá onde vivo. Sou loocolotiva da sociedade cabra véio, mas não esqueço o passado. Lembro muito de você, era arengueiro mas positivo. Fique sabendo que a maioria das putas torcia pela esquerda. Um dia quando volyar ao Recife vou te fazer uma visita e te dar um presnte, um rádio antigo do olho mágico que você vive procurando. Nos despedimos e eu lembrei dela, era famosa na cidade, tinha um castelo, depois um fazendeiro rico se apoxonou por ela e foram viver longe, casaram e ela virou madame. Mas não esqueceu o passado e enem a smplicidade. Ganheir o dia.

Eu soube depois que ela manda e desmanda na cidade que mora, mas ajuda muito os pobres. ´É gente fina. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/12/2018
Código do texto: T6534915
Classificação de conteúdo: seguro