Lembranças de Natais passados...

Hoje Véspera de Natal, o dia decorreu melancólico, como costuma ser para mim em todos os anos.

Me recordei de algumas lembranças de Natais passados.

Lembro que quando voltávamos da missa passávamos na casa de meu avô e mamãe batia na janela dele, para acordá-lo para cear conosco.

Me lembro de sentar em frente a tv com meu irmão, e meu avô pedir para ver a missa do galo. Na época parecia uma programação tão chata, mas hoje sou eu que fica à espera da missa do galo todas as noites de Natal.

Lembro de um Natal em que minha mãe comprou um frango de outra marca, que custava mais barato que um Chester. Na hora da ceia com toda delicadeza ela tentou cortar a coxa do frango, mas estava muito duro, então meu pai tentou, sem exito também, por fim meu avô agarrou-se com uma perna e meu pai com a outra e deram fim a situação.

Lembro de um Natal quando eu devia ter uns 6 anos, e nossa casa ficou cheia de familiares que vieram cear conosco, alguns deles eu nunca mais vi, outros já partiram para eternidade assim como meu avô.

Do Natal que sinto mais falta, foi do nosso último Natal, naquele dia havia tanta alegria.

E hoje depois de um duro 2018 pra nossa família, fica a saudade de épocas melhoras, a saudade de quando nossa família era maior, pois a cada ano vem diminuindo. No começo eramos tão poucos, apenas 5, depois o vovô partiu, e ficamos menor ainda.

Depois aumentou, chegou minha cunhada e outros familiares, e as vezes até alguns vizinhos e amigos. Depois meu irmão se mudou com minha cunhada, meu tio faleceu, nossa vizinha viajou, e agora somos pouquinhos outra vez, e então eu valorizo aqueles primeiros Natais, quando eramos só nós cinco em torno da mesa, e penso em como éramos felizes e eu não me dava conta, por isso hoje, valorizo esse Natal e as pessoas que estão aqui comigo. Ainda que eu esteja melancólica, e que as coisas não estejam como eu gostaria que estivessem, Natal também é época de manter a fé, que situações melhores virão, e que Deus pode realmente transformar corações e pessoas.