Parceria Arretada

Sou chegado a cometer absurdos, ou seja, fazendo comentários sobre assuntos em que sou leigo, colocando a minha opinião "dessabalizada", sem ter feito nenhuma pesquisa, avaliação, análise ou checado alguma coisa com especialistas. Isso acontece muito quabdo comento sbre a MPB. Mas não me emendo. Sou caso perdido.

Vejam bem, eu sei do valor de Vinicius de Moraes no contexto da MPB. Do que significou a parceria dele com o saudoso Tom Jobim, cm Carlinhos Lira, os afrossambas com Baden Powell (alé de outros grandes sambas), de algumas úsicas com o Chico Buarque, até com Adoniran Barbosa, sem esquecer a magnífica música que fez com Ari Barroso (O Rancho das Namoradas). Sei disso.

Mas, pasmem, para mim a melhor parceria dele foi com Toquinho. Foi quando a MPB tirou mesmo a cartola e quaquer tipode rigor e etiqueta e chegou como um vendaval junto aos estudantes, às universidades e colégios e às ruas. Os mais exigentes e rigorosos podem até afirmar que foram músicas apenas populares. É babaquice. Foi um grande momento da MPB, no momento que a liberdade prcisava levantar a cabeça e enfrentar o dragão da maldade com verve, humor, poesia e cantando o amor e a vida. Foi o que a dupla fez com músicas como "Regra Três", "Saanba da volta", "Tarde em Itapoã", "Turbilhão", "Escravo da Alegria", "Maria vai com as outras", "Na tonga da mironga do caburetê", "Onde anda você"... e várisas outras jóias musicais.

Infelizmente as músicas dessa dupla não tocam quase nas rádios e nem na tevê. Mas, sem nenhuma dúvida, estão nas mentes e corações de muita gente. E vão voltar a se popularizar porque cantam o amor, a liberdade e a vida. Sao ideais para enfrentar o obscurantismo. Juro.

Gosto e todas as músicas dessa parceria, mas há uma que é a minha preferida, nem sei direito o motivo ou sei demais, éa musica "Samba da Volta", quando ouçome vir manteiga derretida, adoro essa música: "Você voltou, meu amor/ Alegria que me deu/ Quando a porta se abriu/ olhei nos olhos/ você sorriu/ Ah voce se derretou...". Vamos voltar a ouvir essas músicas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/12/2018
Código do texto: T6534168
Classificação de conteúdo: seguro