Leitor Xiita

Houve uma época em que eu só lia livros recomendados pela esquerda. Fosse o autor citado no index da esquerda, desrecomendado, apontado como direitista, eu não lia nem a pau. Ridículo? Era. Mas como estávamos na ditadura e alguns autores eram tidos como apoiadores do regime militar, eles e suas obras eram evitados por quem lia na cartialha da esquerda. Confesso que obdecia a essa patrulha xiita.

Um dos autores que eram pichados pela esquerda, nesse tempo, era Josué Montello. Sua obra era tida como menore o autor como direitista. De vez em quando algupem não esquerdista, mas que gostava de literatura, me recomendava a leitura de algum romance desse autor, ficav meio balançado porque respeitava as pessoas que entendiam do assunto, mas ensava com meus botões: - "Não, não posso ler nenhum livr desse cara, ele é conviva da ditadura!".

E continuei rejeitando os livros do romancista maranhense, até que li uma entrevista de Dorival Caymmi, não me lembro se no Pasquim ou no jornal Opinião. Nela o grande compositor dizia que um dos melhores romances que lera fora "Os Tambores de Sao Luiz", de Josué Montello. Ora, aquilo me despertou: entre a opinião de Caymmi e dos críticos da esquerda eu teria que ficar com o compositor baiano. Mandei buscar o romance pelo reemboso postal. Quando chegou li imediatamente. Fpi um dos melhores romances que li. U romance arretado. Depoisli todaa obra desse escritor.

Nunca mais deixei de ler um livro porque foi boicotadopela esquerda. Uma coisa é posiação política; outra coisa é literatura. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/12/2018
Código do texto: T6534016
Classificação de conteúdo: seguro