O SILÊNCIO DO "GRITO"

O SILÊNCIO DO "GRITO"

"O que me assusta não são as ações

e os gritos das pessoas más, mas o

silêncio das pessoas boas".

MARTIN LUTHER KING JR

Ao sancionar a "Lei do Marco Civil" Dilma Rousseff não se preocupou apenas com a invasão de privacidade feita por "hackers" que quebram sigilo de emails... afinal, essas mensagens são coisas comuns, raramente há algo que comprometa seu dono. Mas, a ex-mandatária do país tinha com o que se preocupar e nossas políticos -- sempre contra o povo -- tornaram a absurda abrangência desta Lei indigna uma MORDAÇA que impede qualquer reclamação contra empresas, estatais sobretudo e a menor citação desabonadora, mesmo verdadeira (e não poderia ser de outra forma !) sobre artistas, pessoas comuns, atos e fatos de seu conhecimento. Juízes -- nem os de futebol -- magistrados de Tribunais superiores, supremos e "inferiores", políticos, chefes administrativos (prefeitos, governadores) foram TODOS "blindados" por essa CENSURA explícita do pensamento e da palavra.

Agora, não é mais a expressão em si que vale, para fins de processo, mas tão-somente o "entendimento" -- muitas vezes mal-intencionado -- do citado, do supostamente atingido pela "difamação". Faustão pagou caro -- nos primeiros dias de vigência dessa "lei" autoritária -- ao "gozar com a cara" de uma "gordinha" que foi ao seu programa, sendo êle próprio (na época) também gordo. Seria o caso de "autogozação" ou, na pior das hipóteses, "o roto falando do esfarrapado", diriam os antigos ! O presidente recém-eleito "fala o que quer" sem que processo algum lhe caia sobre a cabeça, mas êle processou o jornalista global que, comentando a agressão sofrida por torcedores, declarou que os patifes "só podiam ser eleitores do Bolsonaro". Isso sucedeu em 2017, salvo engano meu e agora, em dezembro/2108, presidente de fato do país, êle ganha na França o "troféu" de RACISTA DO ANO... e então, vai processar seus detratores ?! Na declaração do jornalista, os ofendidos foram apenas os possíveis eleitores (naquela época longínqua) do "Messias" salvador da pátria, que irá solucionar TODOS os problemas deste país. (Será que essa ironia já me dá processo ?)

Com essa Lei esdrúxula o país inteiro foi "SILENCIADO", nenhum assunto mais nos diz respeito, não podemos "palpitar" sobre absolutamente NADA sem correr o risco de um processo por difamação, aceito por uma Justiça que "parece interessada" em "CONTROLAR" a Internet. Qualquer pessoa de bom senso sabe que não se deve afastar a criança do convívio com seus pais. Quem quer fazer algo por ela, estrutura E APÓIA a família inteira, melhora sua casa, os mantém com ajuda financeira ocasional ou mesmo mensal. Fomos afastados da mãe, meu irmão e eu, e crescemos comum sentimento de desgosto por ela ter permitido isso, embora fosse o melhor a fazer, na época. Contudo, sobre o casal famoso que adotou a criança "de além-mar", só se admitem elogios, qualquer outra expressão vira preconceito. E a Justiça está a postos para agir a favor deles, mesmo se o comentário é pertinente e correto, se fôr crítica é melhor calar ! A "liberdade de expressão" no Brasil de hoje tem temas, pessoas, fatos e situações absolutamente PROIBIDOS, exceto se forem elogios... veja-se o caso da militar paranaense que, durante a campanha eleitoral, gabava-se (?!) de ter MATADO um bandido qualquer... me parece que esse "era o discurso" de um candidato evangélico a presidência, alguém discorda ?!

Pois não é que a Justiça deu ganho de causa à pobre e zelosa mãe do "vilipendiado cidadão" assassinado pela policial, que terá que INDENIZAR em 400 mil reais uma genitora que falhou ao educar o filho nem o impediu de seguir o mau caminho ! Estou a defender a morte de bandidos ? NÃO, de forma alguma, acredito em RECUPERAÇÃO de pelo menos 70% dos presos, se não forem tratados como ANIMAIS nas cadeias, dando-lhes profissão lá dentro, instrução, ensino de ARTES e trabalho -- que êles detestam -- MUITO TRABALHO ! Mas Governo algum irá gastar com êles mais do que já o faz e o ÓDIO ACUMULADO em celas superlotadas irá se refletir no povo comum, aqui fora. Nós "pagamos o pato" !

Reproduzo pequenos trechos de 2 reportagens recentes publicadas na coluna de MÔNICA BÉRGAMO, aqui no jornal "Diário do Pará", ela própria "me censurando" ao fechar sua conta de email para minhas mensagens:

"A Arte precisa ser preservada da doutrinação (...), a sensação de que alguém não deixa você falar, ler ou ver algo é a pior coisa que tem no Mundo. E estranhamente isso começa a voltar nos dias de hoje muito rapidamente. (...) A idéia de ter um pensamento militar regendo a moral, os costumes e a ordem vigente não cabe na mesma gaveta de uma sociedade civil. (...) De um lado você tem uma coisa medonha, autoritária, moralista. Do outro, um flerte com o controle do que é dito. Ambos me apavoram. (...) Existencialmente, talvez o pior aspecto de qualquer ditadura, de direita ou de esquerda, é a questão da Censura. Se você reprime, não se exprime. Você engole, introjeta. Adoece, E enlouquece. A Arte é a válvula de escape para essa doença. É como o ser humano se livra dos seus demônios". CLÁUDIO TORRES, cineasta (in DP, Belém, 7/out. 2018)

Num jornal que fala de incertezas, de um Brasil "brigando à beira do abismo" e de um candidato "sem experiência", cuja equipe "é um bonde desgovernado" e seu futuro "caótico", Cláudio Torres fecha seu depoimento com frase lapidar: "A Arte é o que nos separa dos animais" !

Em outra página do mesmo jornal "Diário do Pará", ainda em 2018 (8/abril), a apresentadora GLÓRIA MARIA fala sobre seu trabalho, racismo, esperanças e a adoção de 2 filhas, num orfanato baiano, que chegaram separadas e, descobriu-se depois, eram irmãs. É preciso esperar 3 ANOS inteiros num abrigo, antes de ficar caracterizado o ABANDONO pelos pais, nessa legislação de absurdos feita por nossos políticos... montes de burocracias,audiências e outro ano de espera antes da adoção definitiva. Num país onde a "corrupção é endêmica e sistêmica" (segundo Fernando Segóvia, diretor da PF, in "O Liberal", 11/nov. 2017) diz Glória Maria:

O problema 'tá numa coisa só: na corrupção, no descaso, no desmando e nos interesses que envolvem todos. (...) Você não vê ninguém fazendo nada em função do Brasil. Tudo o que a gente 'tá vendo ser discutido é interesse próprio". E continua: "O Mundo hoje 'tá uma chatice. (...) A gente 'tá vivendo quase que no período medieval. Nada pode ! Gente, eu sou de uma época em que todo mundo podia ser tudo, era livre. Agora você tem que estar se justificando o tempo todo ! (...) Era horrível viver numa ditadura, horrível ! E 'tá sendo horrível viver nessa democracia brasileira".

"NATO" AZEVEDO - em 19/dez. 2018, 4 hs da madrugada)