O homem inventou de inventar uma ação comum

O homem criou o desenho, o gesto, a pintura e os movimentos. Saiu da falta de interação e passou a sentir necessidade de promover ação comum entre os mesmo indivíduos de uma dada comunidade. Foi ligando um gesto a outro gesto, foi associando um desenho a outro desenho e as mensagens foram surgindo, agindo na vida e nas relações sociais construídas pela convivência.

A esse estágio da vida do homem chamamos de comunicação. Mas o que é comunicação?

É a capacidade que o homem tem de juntar condições, produzir mensagens e promover interação entre sujeitos sociais que detenham o mesmo entendimento do código utilizado. Para que a mensagem possa de fato ser estabelecida entre os interlocutores desse processo comunicativo é necessário que todos os envolvidos tenham a competência de codificar e decodificar o que está sendo comunicado através da mensagem. Todo esse ato modificou por inteiro a vida do homem e das comunidades por este formadas. A inquietação de investir, criar, transformar as potencialidades do meio em meios de comunicação faz com que este vá descobrindo novas formas de estreitar as distâncias e criar mecanismos para a promoção de cultura e desenvolvimento social.

O homem desenvolveu a linguagem e depois várias linguagens e se apropriou da fala e da língua e nunca mais parou de exercer suas tagarelices.

A comunicação oral foi necessária para a contação de histórias e transmissão de valores e tradições. Depois o homem registrou a vida, os fatos e os acontecimentos vivenciados, contados e transmitidos entre gerações nas paredes das cavernas, os couros dos animais, nas folhas de papiros até que o homem inventou a imprensa.

A língua escrita criou mais oportunidades do homem recriar formas de comunicação e, na atualidade, a comunicação é uma das principais motivações para a existência humana.

Através dela é possível desenvolver a gentileza, crise elos afetivos, solucionar problemas, gerar vida, estabelecer combinados, ser ainda mais humano. No uso indevido, outro valores mais negativos, outro discurso menos produtivos, situações de desagravo e constrangimento podem se instalarem na vida em sociedade.

Correto dizer que o homem não vive mais sem a comunicação, não consegue evoluir longe da linguagem, muito menos pode deixar que está perca seu real sentido de cooperação entre os sujeitos sociais.

Marcus Vinicius