EU, O MÉDICO E AS DOENÇAS

Faz tempo não ando em médico, primeiro é que não tenho plano se saúde, segundo pelo mesmo motivo, é terceiro também. Uma agente de saúde veio até mim, achei estranho pois afinal é Brasil, onde se morre a míngua, mais ela vei com atenção, me pediu o meu nome, e me escreveu no posto do mucuripe. Achei bom, primeiro pela dedicação de um funcionário público, coisa rara, depois estava mesmo precisando ir ao médico, ela marcou os exames, que fui depois de um mês, e uma consulta também um mês depois, ou seja, hoje 13 de dezembro. Como tinha muitos exames, e como eu não ando lá com muito dedicação à saúde, deixei pra pegar os exames dia 12 pois como sou curioso eu sabia que ia ler os exames e interpretá-los, se tivesse algum problema isso ia me afetar muito, por esse motivo deixei para pegar um dia antes, pois se tivesse problemas no outro dia já teria a consulta marcada e aí era com o médico e Deus. Dia doze de manhã passei na recepção do posto e pedi os resultados dos exames, a moça perguntou pelo papel, eu falei que não tinha mais o papel, e ela disse que tinha que ter o tal papel. Que eu não ia receber os resultados do exame, aí fiquei apreensivo, pois depois de tanto espera não ia poder saber das mazelas e me tratar. Pensei, ainda bem, salvou o Natal. Aí expliquei pra ela que tinha uma consulta marcada já faziam dois meses e que precisava levar os exames para se ter uma ideia da minha atual condição. Ela ponderou em pensamento e falou..

--está bem, vou tentar só com o documento, me dê seu documento. Aí dei minha carteira de motorista, ela mexeu no computador por alguns minutos e falou

-- o nome da sua mãe tá errado. Eu já passei por isso muitas vezes, pois o nome da minha mãe é Therezinha, notem que tem um h e é com z, além de ser diminutivo. Já me causou muitos transtornos na vida, aquele seria mais um. Mais como ela tava de bom humor, ou com pena de mim, ou aquilo de causar dificuldades era normal, ela disse que ia tentar liberar com o laboratório e que eu me sentasse e aguardasse. Foi o que fiz. Com meia hora ela veio e disse que tinha dado certo e que a enfermeira queria conversar comigo. Aí fiquei preocupada, o que será que a enfermeira queria conversar comigo? Talvez dizer de alguma mazela mais grave, de me alertar, ou coisa que o vala, fiquei muito nervoso, e esperei mais meia hora. Daqui a pouco abriu a porta com o meu exame na mão e falou.

-- Sr. Vai pegar o exame né?

-- vou sim. Falo eu

--o Sr. quer levar, tá tudo bem

--quero sim, alegre.

Depois pensei porque ela demorou tanto. Não sei. Não conheço o sistema de saúde pública, só sei que é ruim, muito ruim.

No outro dia fui ao médico, tava marcado 9.45horas, cheguei às 10 horas, tinha uma pessoa pra ser atendida na minha frente, eu esperei mais meia hora e entrei, era um médico velho, não era cubano, era brasileiro, ele perguntou o que eu tinha, e eu lhes mostrei os exames, ele foi lendo, fazendo um v em todos os item, depois falou

-- você não tem nada, só se for doença mental rsrsr

Pra encurta esse relato, eu terminei consultando o tal médico, pois descobri que ele tava muito mais doente do que eu, e eu tive que dar uns conselhos para ele. O que ele fez por mim, não porque não soubesse, e sim porque eu já sabia e não precisava de cuidados, ele sim, estava sedentário e muito gordo, morando sozinho, e andando em padarias, comendo bolos e sanduíches, eu fiz repreensão disso e falei pra ele se cuidar, fazer natação e parar de comer bolo na Balu Doces. Ficamos amigos e eu ensinei o segredo da melancia para ele, acho que agora ele escapa.

Fred Coelho
Enviado por Fred Coelho em 13/12/2018
Código do texto: T6526300
Classificação de conteúdo: seguro