A loja de brinquedos

A loja de brinquedos

Eu, criança pobre, nunca ganhara uma boneca no Natal. Todos os Natais eu pedia a Papai Noel uma boneca nova, mas ele nunca me atendia. Mais tarde eu viria a compreender porque os meus pedidos eram em vão, meus pais não podiam comprar uma boneca para mim.

Depois de descobrir que Papai Noel não existe, eu parei de pedir. O meu consolo era observar a vitrine de uma loja que havia na cidade, a única loja de brinquedos que havia, já que minha cidade era bem pequena. Eu passava horas observando as bonecas. E brincava com elas. No meu pensamento eu tocava cada uma delas; dava banho, trocava a roupa, dançava com elas. Eram tantas e tão diferentes. Uma do cabelo comprido era a que eu mais gostava. Penteava os cabelos, acariciava-lhe as faces rosadas. Em meus devaneios, nem via a hora passar. Às vezes minha mãe vinha me procurar e me levava para casa. Eu ia chorando, porque não queria deixar as bonecas. Sentia que elas me olhavam , tristes com a minha partida.

Mas, qualquer descuido de minha mãe, eu corria para a frente da vitrine. E ali, durante muito tempo, eu me divertia e era feliz com as “minhas” bonecas.

Naquele dia, véspera de Natal, a loja estava bem movimentada. Muitas pessoas vieram separar os presentes para serem entregues no dia seguinte. Eu vi muitas das minhas bonecas serem embaladas e separadas num canto. Mas restavam ainda algumas. Eu sentia meu coraçãozinho apertado, torcendo para que não levassem todas. Nesse dia, fui para casa mais cedo, nem esperei minha mãe me buscar. Pensei: “ Amanhã eu volto de novo e fico mais tempo”.

Naquela noite eu custei a dormir. Quando finalmente consegui dormir, sonhei com “minhas” bonecas. Nos meus sonhos elas me chamavam, elas choravam todas ao mesmo tempo. Eu queria salvá-las, mas não sabia como. Naquele desespero, acordei atordoada, uma mistura de choros e clamores se misturavam em minha mente. Não sabia se era sonho ou realidade. Quando finalmente, consegui identificar os sons reais. Sim , eu estava acordada e ouvindo o clamor de todos:

“ A loja de brinquedos pegou fogo” !

Já se passaram mais de 50 anos, mas todos os Natais eu me lembro do incêndio na loja de brinquedos.

Ana da Silva
Enviado por Ana da Silva em 13/12/2018
Código do texto: T6526150
Classificação de conteúdo: seguro