Merece o Nobel

Não se concedeu o espaço que merecia a visita do escritor, dramaturgo, poeta, cantor e maior compositor da música popular no mundo, Chico Buarque de Hoalnda, ao papa Francisco. Ele foi recebido na residência do também Francisco, a Casa Santa Marta, no Vaticano. Chico estava junto com a catedrática de Direito Constitucional, uma das mais famoss advogadas do Brasil, Carol Proner, da ativista e escritora italiana Grazia Puzi e do advogado argentino Roberto Callés. Na visita foi entregue ao papa um extenso relatório com denúncia sobre a judicialização seletiva da política n Argentina, no Equador e no Brasil. Trecho: "Não é exagero reconhecendo o 'lawfare' (uso da lei na disputa política) se transforma em um dos maiores perigos para a democracia no mundo e na America Latina". E explica: "O chamado law fare é uma técnica de guerra jurídica, que o general americano Charles Dunlap descreveu como um método de guerra não convencional, através do qual a lei é utilizada como um meio para alcanaçar um objetivo militar".

Acredito que o Papa vai se debruçar sobre esse relatório, ele conhece bem aAmérica Latina e é além de grande pastor, um Combatente da Liberdade. Fará isso com calma, mas não se omitirá. O papa não tem tanques, nem poder na máquina pública, nem influência política, mas tem a palavra, credibilidade e força moral e não teme os poderosos.

Mas o que me ipressiona é a disposição cívca e democrática de Chico Buarque. Não se omite, não se cala, não se amofina, não entrega sos pontos. É um cara realizado, celebridade em todo o mundo, respeitado, considerado, citado, uma das grandes celebridades em nível mundial. Eu diria que a principal figura cultural do Brasil. Poderia viver no exterior, longe do que acontece no Brasil, sem se expor, sem lutar, sem participar das lutas populares. Mas nçao, está sempre presente e pregando que "apesar de você amanhão será outro dia". Chico Buarque não é só o genio da raça, é o orgulho da raça.

Sei não, mas acho, tenho certeza, que se o Brasil um dia ganhar o Nobel de literatura será com o Chico Buarque. Ora, se Bob Dylan ganhou, que eé um compositore poeta muito inferior ao Chico Buarque por que ste não ganharia? Ele ainda incorpora o romance, as peças e, acima de tudo, a resistência aos golpes e ao autoritarismo.

Mas com certeza, reconheço, se for indicado logo a direita vai colocar seus concorrentes, Olavo de Carvalho, Alexandre Frota, Janaína Pasqual, Merval Pereira... Só vai rindo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/12/2018
Código do texto: T6525454
Classificação de conteúdo: seguro