Não existe neutralidade - BVIW / 35 tema:Dilemas do autor

Um pesquisador deve ser imparcial no estudo de campo, trazer coisas novas com base na observação é o objetivo do trabalho, mas ninguém é neutro e as experiências vivenciadas dão um toque subjetivo à pesquisa, pois faz parte do processo cognitivo. Quem lutou na guerra não ganha somente uma medalha de mérito, traz consigo os traumas e fantasmas pós-guerra e sua vida nunca mais será a mesma. Um escritor não seria diferente, é impossível escrever algo sem ter no mínimo uma referência, uma ideia não surge da cartola, ela parte de fatos conhecidos, pessoais ou não. O autor tem uma intencionalidade quando escreve, primeiro quer expor os seus pensamentos, depois agradar o público. Isto porque o texto é um autorretrato e identidade de quem assina, o que gera desafios. Do outro lado tem experts na arte, que analisa e pontua a coerência e coesão do texto. O problema é quando o leitor julga a obra como se fosse dono da história e quer mudar a contextualização. Neste aspecto, o autor nada pode fazer, as críticas são bem-vindas. Seja qual for a arte não é fácil produzir e corresponder, as pessoas estão mais exigentes e seletivas.

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 12/12/2018
Reeditado em 24/02/2019
Código do texto: T6525209
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.