AGENTES DAS DIMENSÕES DA VERDADE... (CANAIS DE DESPERTAMENTOS III)

Em função de exercemos nossas tarefas em rítimo bem mais ameno, comparado às décadas anteriores, quando além de administrar a pequena empresa, reservavam um espaço permanente no setor de vendas aos nossos inúmeros clientes; este preâmbulo é para dizer que temos tido tempo disponível para assistir das l3h00min as 14h00min horas um interessante seriado, Os Pioneiros; produzido nos anos de l974 a 1983, está sendo reprisado por um canal de TV-TCM... *

O ator e diretor, - Michael London. - faleceu prematuramente, aos 54 anos, em 1991; também teve papel de destaque num dos seriados mais famosos da TV americana, - 1959 a l972 - Bananza, fazia papel de um dos filhos mais novos dos três irmãos.

Voltando ao seriado que é o motivo de nossas Reflexões do Cotidiano de hoje; os episódios, com riquezas de imagens e interpretações, se passam num pequeno povoado, na década de 1870; todos os vizinhos se conheciam, como não poderia deixar de ser, o destaque era para a Igreja e a Escola.

O casal onde se concentra a história tinha quatro filhas, a última fora esperada com muita ansiedade, os pais, como seria natural, desejavam um menino, mas foram novamente agraciados com uma menina; que foi de pronto aceita com naturalidade, carinho e muito amor...

A vida transcorria com as dificuldades naturais de quem depende do setor da agricultura; a filha mais velha, já adolescente, desejava ardentemente ser professora, muito dedicada à leitura e as pesquisas, dentro das limitações da época.

Em face do extremo cansaço ocular, mesmo usando óculos, o pai solícito a levou a uma cidade próxima, para fazer, uma consulta com mais detalhes a um médico oftalmologista, após minucioso exame, e ficando ao par que a menina tivera uma séria doença; - escarlatina. - nos primeiros anos de sua vida; chama o pai em separado e lhe faz este terrível diagnóstico: em breve sua filha estaria irremediavelmente cega!

O pai teve um choque, não quis acreditar isto não era possível! Teria que ter outra solução...

Retornando para casa, primeiro contou a esposa: como contar isto a filha?

Procurou o pároco, este procedia como um autêntico porta voz de Jesus, evidenciado seus ensinos e os exemplos de sua vida. Após ser informado da grave situação, no que dizia respeito à enfermidade ocular de sua filha; disse mais ou menos estas palavras: na maioria das vezes não sabemos por que as coisas acontecem; e aquilo que Deus está reservando a cada um.

Dias depois a filha perde totalmente a visão. A comoção da família é geral, e a menina com esta situação totalmente inesperada muito sofre, chora como prosseguir? Passado algum tempo, o casal toma a difícil decisão: de encaminhar a filha a uma escola para este tipo de limitação; apesar da relutância dela, para superar estes desafios, há finalmente a aceitação para este novo e difícil aprendizado...

É evidente que houve muitas dificuldades para adaptar-se à escola; como norma disciplinar, os pais somente poderiam visitá-la após três longos meses; notícias somente através de cartas...

O tempo passa célere; conscientemente o seu jovem professor também era cego, e acaba se apaixonando pela aluna, o mesmo sente a educada...

Com o passar de mais algum tempo e com o aval do diretor daquela instituição, de comum acordo resolvem se mudar para outra cidade e fundarem uma nova escola; onde finalmente ela poderia concretizar o seu sonho de lecionar, embora numa situação jamais prevista...

Os pais, antes que começassem as atividades em nova cidade, os convidam para passarem uns dias em sua casa; no domingo todos foram à missa, na pequena igreja; o padre fez a preleção habitual e no final lembrou-se das palavras que dissera ao pai naquele momento de extremo infortúnio; pediu à jovem que dissesse as palavras finais para encerrar o culto dominical.

Leu um salmo que estava escrito em brailler ** e terminava com belíssimas palavras de Fé, louvando a Vida e qualquer carência que porventura possa nos envolver: é preciso nos resguardar na Fé, Esperança e nos desígnios do Pai Supremo, que quase sempre está acima de nossa compreensão; para que seja superado qualquer tipo de limitações, mas que na maioria das vezes resulta em benefício próprio e em benefícios a outros que passam a compartilhar de suas experiências...

Curitiba, 6 de janeiro de 2011-Reflexões do Cotidiano-Saul Hoje é 10/12/2018

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

*Alguns números compilados do Google.

** Idem

Luiz Brailler, nasceu 4 de janeiro de 1809, faleceu aos 43 anos em 6 de janeiro de 1852; com 12 anos num acidente, sofre infecção de uma vista, que afeta também a outra e perde totalmente a visão. Aos 15 anos apresenta ao Diretor de sua Escola, o seu alfabeto; com 63 combinações, que é para expressarem todas as letras...

“Morreu ignorado por seus contemporâneos; que não tiveram a visão da amplitude de seu trabalho. Os jornais da época nem mesmo noticiaram sua morte”. ( Os grandes benfeitores da humanidade, quase sempre não são reconhecidos em suas obras...)

A primeira escola para deficientes visuais foi fundada no Brasil em 17 /09/1854 com o nome de Instituto Para Os Meninos Cegos; hoje Instituto Benjamin Constante.

O Precursor: Valentin Haüly -1745 – 1822 – “Homem de ciência e homem de coração, fundou em Paris, 1784, a primeira Escola destinada à Educação dos cegos e a sua preparação profissional”.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 10/12/2018
Código do texto: T6523484
Classificação de conteúdo: seguro