Educação; o problema não está nos professores !
Também sou um educador, embora não tenha trabalhado em escolas, porque a minha outra profissão " na área comercial de uma Montadora de Carros " me bancou melhor. Pude escolher, o que é um privilégio de poucos.
Um professor sabe muito mais do que consegue passar para seus alunos, mas infinitamente mais...poucos são os professores realmente despreparados, o que acontece é que faculdade nenhuma prepara um aluno para enfrentar a marginalidade. Isso é o que acontece ! Triste realidade.
No meu pouco tempo com alunos percebia a insegurança que eles tinham, e o quanto procuravam apoio em nossa possível segurança, e nesse momento tão delicado, sentia que não era hora de se sobrepor, mas sim ,de estender a mão.
Percebia a falta que tinham de amparo paterno ou materno em suas vidas, que toda aquela "agressividade" aparente era uma forma de dizerem ; " Me ajudem ! ".
Fiz Psicologia Educacional e do Adolescente, Prática de Ensino , Filosofia e Sociologia, disciplinas que ajudam bastante na formação, mas quando nos deparamos com a vida , assusta , parece que não fizemos coisa nenhuma, é preciso tomar fôlego e se recompor .
Os olhares te desnudam em segundos, e toda a sua fortaleza parece se quebrar em pedaços. Respiramos fundo e pensamos; " Aonde está tudo o que sei, que aprendi, o tanto que estudei noite adentro ? ", parece te escapar pelos vãos dos dedos. Mas a gente se recompõe, e se firma, mas não é nada fácil.
Fazer mais salas de aula, mais escolas, mais isso e aquilo...não é a solução dos problemas, são paliativos quase sem responsabilidades. Não perceberam ainda que escola mesmo é um professor frente ao seu aluno, o que um pode fazer pelo outro na vida.