Mais pessoas falam da própria Internet na Internet

Ocorre um fenômeno relacional novo na área de comunicação com a facilidade de expressão simplificada sobre a dificuldade de interpretação da mídia utilizada. Um sistema de imagens no mundo das contas é fenômeno moderno para uso doméstico. Seria algo como pedágio de eletrodoméstico dentro de casa. Vestido ou nu estamos a sós diante de sistemas pré-definidos. Há o certo e o errado além das escolhas. É a aplicação do “racionalismo binário” em voga na prática multifuncional. A facilidade (usabilidade) parodia o enciclopedismo atualizado quando a informação ganhou mais importância do que o processo educacional na prática. Por mais erudito que seja o consulente usuário desse novo meio informático perceberá o impacto da moda em diálogos informais:

A - Show de tópicos.

B - Tópicos dos tópicos!

A - Putz! Tópicos.

B - Ressentimento de outros tópicos.

C - Assino em baixo.

D - Também.

E - Assino em cima.

F - Se fosse você não assinava.

Desejo de percepção absoluta na excessiva importância de se colocar no alto nos arrasta enquanto significante até a insignificância. É como a piada do cavaleiro medieval que do alto da montaria é saudado por um camponês dizendo: como vai o insigne andante? Ao que responde o nobre cavaleiro: como vai o insignificante? O computador é o cavaleiro moderno das nossas mentes enfraquecidas pelo desejo das facilidades técnicas. O usuário soberano será sempre o camponês feudal porque receberá nofitificações para atualizações ou super-rápidas vantagens. No discurso segmentado poderá ocorrer o bombardeio sígnico arrasador e profundamente destrutivo como sobrecarga. O paraíso da mente devoradora do ego alheio bombardeado.

A - Pontas de plurissignificado...

B - O quê?

A - Perdeu o diploma do primário?

B - Não! Mas posso esquecer que tenho o ensino superior.

Levamos então horas a fio tentando desdobrar se “da” secretaria ou “de” secretaria para colocar pontos nos iis e cortar bem os tts. Sem manual para escrever “e-mails” como havia para cartas esperamos que alguém salve a conversação em apuros com delicadeza. Momento raro do salvador e da salvação. Dificilmente alguém quer contrariar a maioria. A tentativa de se manter no ar com palavras num plano direto, visto que medeia a dimensão do exclusivo entre milhões, para triunfar no retrato é grande. Imagino que o sofrimento de perder uma jogada verbal deve incomodar, ferir, impacientar, provocar sensações duradouras, angústias virtuais e esperamos que fique por aí. Com o teatro virtual em casa a liberdade vigiada mantém o usuário preso nessa linguagem de máquina. Escravizado ao objeto que oferece “e-meio” calculado para êxitos indefinidos. Há bilhões de caminhos e poucos rumos o que nos torna sem virtual, virtuais.

No fundo quando gastamos nosso tempo diante do computador apreendemos um terreno repleto de novidades. Olimpo moderníssimo e interativo. O que requer sutilidade sobre as provocações e hiatos da comunicação em liberdade vigiada. A mesma que exprime complexidade do efeito no tempo indefinido da imagem.

O que podemos ver é o quanto tudo desperta atenção e os lingüistas estão com as antenas sociais ligadas em miguxês que é o coiné prático do internetês. E sem sombra de duvida a reforma ortográfica ampla e irrestrita... Ampla e irrestrita?

A cada dia mais pessoas escrevem na própria Internet sobre o modo como se comportam diante dela na telinha. A supervalorização dessas marcas registradas no memorial da figura humana anima a especulação de um ser perfeito em frente ao enganoso fórum das coisas ruins. Oferta de urso da liberdade de expressão condimentada pelo paradoxo da imperfeição. O erro de máquina a princípio passa a condição de pouca relevância com grande vantagem para qualquer tipo de cálculo. A consciência em si animada não comete enganos, todos os seus truques são de mágico exímio que nos deixa atônito e sem liberdade plena para dizer aquilo que na verdade não compreendemos. Nada disso. É verdade sufocada pelo medo de ficar pequeno, rasteiro, o que nos levaria dizer "não sei" quando todo mundo sabe tudo? Sobretudo num paraíso de signos desconhecidos. Basta ir à loja comprar, um técnico vem e liga, fácil de usar, não vem com tarja preta. É um misto de ferramenta perfeita de trabalho e o maior passatempo da terra. Os cabelos brancos provarão o quanto à produção de imagens é superior à criação dos números.

Resta-nos um obrigado diligente e sistemático.

....................................................................................