De malas prontas

Caros compatriotas,

Por favor, leiam com atenção:

"Goleada

– Que sonho infantil!

– Por que não confundir ser

Bolívia Brasil?!"

É... Não o hai-ku (– Ai de mim:), porém, a derradeira eleição a presidência lá da Bolívia é o que abre aqui no Brasil um questionamentozinho, enfim: Será que um dia (dentro em mais quinhentos e poucos anos), veremos chegar ao poder um negro, um indígena ou (trovadorescamente, falando...) uma senhor(ita)?!

Bom, verdade seja dita, psicografada, digitada ou escrita, o tão nobre e humilde guerreiro boliviano ou a dama d'El Chile constituem (– Brinco obviamente com o Chile!) a maioria em seus respectivos países!!

O nosso, Pátria Amada, um dia, foi um Evo Morales da vida: O Povo, a maioria dos nossos, vê-se ou viu-se refletida em Luís Inácio ...afora uns (d)efeitos de mídia, é claro!!

Mas qual! O questionamento aqui é outro – Perdoem: Por nosso atraso, não se verá, daqui a dez, cinqüenta ou até quinhentos... Ops! "Quinhentos e poucos" anos, por exemplo, um negro com a faixa presidencial! ...Por quê?! Os negros, por um acaso, não constituem a maioria?! Não! Mas é o velho e (ainda) familiar preconceito, ora, essa...

Vamos por partes, então, senhores: Pelo andar de nossa carruagem, tílburi ou liteira (para ser preciso), uma (trovadorescamente ainda...) senhor(ita) é a mais indicada a quebrar essa tão medonha tra(d)ição ou círculo vicioso; depois, um negro (talvez de Angola ...naturalizado aqui, artista ou não) e enfim, mais em frente, amigos... quando imperiosos Caramurus engasgarem e os Estados Unidos (por bomba ou não) dormirem o sono de um ano (= não meterem o bedelho) ou explodir uma revolução... aí, sim, virá ...não tal qual um Peri (– Pelo amor de Deus!), mas tal qual um Ubirajara (devidamente pintado) que recusará terno e gravata!!

Ademais, pelo que se vê, não temos nem mais força para um novo "impeachment"! Pois aí está uma série de CPI's! E...?!

São baques, compadres! Vôos, e muitos vôos, e incontáveis quedas... O espelho quebrou-se, e tem-se refletido o Povo (morto) nas águas de algum rio, lago ou lama!!

Por Deus, Lamarca, Prestes, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Lacerda... Onde estão?!

Ah, já o delírio! E eu estava tão bem...

Porém, para finalizar em grande estilo...:

"Militância

Mia mãe, não se grile:

Não só vou pro xilindró,

Mas desço pro Chile!"

Sim! E por enquanto, é só!!

a 23/01/06