E QUE O FUTURO (2019) CHEGUE LOGO PARA TODOS

62.043

Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018

" Política:(do Grego: politikos, significa "de, para, ou relacionado a grupos que integram a Polis") denomina-se a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; a aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estados chamadas "pólis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência dos Estados".

O termo política é derivado do grego antigo (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado " (Politeía).

"O homem é naturalmente um animal político" - Aristóteles."

O texto acima fui buscar na "Wikipédia". Apenas para descrever a teoria a respeito de um exercício humano que deveria seguir sua essência sem sair por tangentes, sejam lá quantas e quais forem, como acontece naturalmente em nosso meio comum, a sociedade.

Infelizmente em nosso país tal exercício descambou para o lado pior, onde quase que a totalidade daqueles que a buscam e/ou participam dela, só o fazem com um fim específico: locupletarem-se. E nessas últimas três décadas, principalmente, isso aconteceu de forma devastadora.

A discussão que envolve política partidária, por exemplo, em suas divisões de direita, centro e esquerda, com algumas outras variações intermediárias, só mascaram (ou escamoteiam) intenções nefastas, porque seja lá de que lado estão, os políticos falam e dizem sempre as mesmas coisas: aquilo que o povão quer ouvir. Mas na prática, fazem é tudo diferente, exercitando só um meio: o do interesse próprio.

Nessas últimas décadas, repita-se, eles se especializaram de tal forma, que conseguiram criar engôdos e embustes, que só os beneficiaram, a ponto de terem auferido fortunas incalculáveis. Dentro e fora do nosso país. E o fizeram sem nenhuma preocupação de chamar atenção ou despertar, pelo menos, curiosidades de muitos.

E após o período que chamaram de "Tempos de chumbo", seja lá o que isso quis dizer, mas todos o bem sabem, que abrangeu de 1964 a 1985, que muitos também denominaram de "Ditadura", aqueles piores, bandidos, assassinos, ladrões e que tais, se arvoraram de forma absurda e absoluta, como defensores da dita "Democracia". Pelo menos é o peixe que vendem a todos. Mas a história verdadeira é bem outra.

Então, com a redemocratização do país, as ações nefastas se iniciaram, promovendo uma outra revolução. A da safadeza, indecência e covardia, onde o povão fica só com o ônus das maracutaias coletivas dos políticos brasileiros. E pior: a cada dia tal ônus aumenta, promovendo um contingente de largados, pessoas quase que abandonados ao léu.

E por mais que essa gente que se acha defensora da democracia, como dizem e se intitulam, fizeram uma tremenda arruaça na estrutura e na conjuntura do país, a ponto de se ver quase que todos os serviços públicos em precárias situações e condições. Mas eles não perdem a banca, não. Continuam a mentir e enganar a quem quiser, e na maior cara de pau.

Mas parece que grande parte do povão acordou. Felizmente. E o primeiro vestígio disso está na eleição de um candidato fora daquele eixo viciante que vinha sendo exercido e praticado pelos esquerdistas de plantão, os criminosos de antes, os que enganaram a população nacional.

Felizmente a Justiça brasileira, através do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, puseram um fim (ou quase) nas situações criminosas daqueles. E muitos deles já estão trancafiados atrás das grades, em penitenciárias diversas, sendo que muitos deles ainda estão respondendo a processos que, se espera, redundem em muitas outras condenações pesadas.

E agora é contar os dias para que 2019 se inicie e essa nova gestão presidencial possa colocar em ordem tudo aquilo que se desmantelou nesses tempos todos, oferecendo melhores condições ao povão, de viver uma vida mais alvissareira.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 28/11/2018
Reeditado em 28/11/2018
Código do texto: T6513787
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.