META ZERO

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Ocorrem inúmeros assaltos e acidentes de trânsito no Brasil, variando sua incidência de lugar para lugar. Variam, também, de acordo com a época do ano: carnaval, semana santa, Natal, fim de ano... Acidentes de trânsito ocorrem assim, principalmente, durante os feriados prolongados. Nos dias seguintes, divulga-se a estatística. Se morreu uma pessoa a menos, na mesma época, do que no ano anterior, considera-se notícia boa, positiva. Da mesma forma, com relação aos assaltos.

Não é o caso de contestar as estatísticas, tampouco de ser visionário. Mas entendo que, na análise dos dados, a perspectiva, mesmo que seja utópica, deveria ser esta. Partindo da premissa de que o Brasil poderia ser melhor, bem melhor. “Ah, meu Deus! Eu sei, eu sei que a vida devia ser bem melhor e será”, cantou Gonzaguinha que, por sinal, morreu num acidente de trânsito.

Como melhor? Estabelecendo-se meta zero. Intolerância zero para a criminalidade, zero para acidentes de trânsito. Pelo menos, nesses dois itens mais transparentes. Algum brasileiro já deve ter visto estes dizeres em inglês, em placas de rodovia, por exemplo, no Canadá: “It is the law: zero tolerance”. O ideal seria tolerância zero também para a corrupção, como em alguns países.

Intolerância também se corrige não apenas punindo crimes hediondos, mas também com medidas pacificadoras: no trânsito, no trabalho, na padaria, na escola, nos bares, nas ruas, no Facebook, no WhatsApp, no Twitter, no campo de futebol, no pronto-atendimento. Com a família. Com desconhecidos. Com quem pensa diferente. Com quem torce por outro time. Com quem...

Que tal, sempre que possível, externar um bom-dia? A exemplo de Francisco de Assis, irmanar-se também com a natureza, com a Irmã Lua, com o Irmão Vento. Diferentemente dos humanos, os animais selvagens não fabricam armas, não inventam instrumentos de tortura, não criam métodos de tortura psicológica, não armam alçapões. Nem constroem arapucas...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 26/11/2018
Código do texto: T6512724
Classificação de conteúdo: seguro