EM BUSCA DO EQUILÍBRIO.

A irrealidade virtual está cada vez mais presente em nossas vidas, cada vez mais assustadora, e porquê não dizer, cada vez mais assassina. A tecnologia da 'tela', por assim dizer, tornar-se-á uma grossa corrente invisível com algemas em nossos pés e mãos, 'se não tomarmos cuidado'. O mundo virtual substitui o real para muitos de nós, e a ficção fantasiosa de ideias pré fabricado está escravizando e subjugando nossas mentes, substituindo a vivência real por uma imaginária.

O mundo está a caminho do caos, da cegueira coletiva. Claro que, a tecnologia quando 'usada' com sabedoria, com limites, com 'prudência', 'moderadamente', transforma-se em uma útil ferramenta para o dia a dia. Entretanto, não é bem o que se vê por aí. As inúmeras ferramentas tecnológicas de entretenimento de redes sociais, tais como: 'face', 'insta', 'Whatsapp', 'mensseger', 'Twitter' e outros mais que não me recordo no momento, juntas, são um conjunto destinado à distração, causando muitas das vezes à desinformação, e, promovendo fofocas com o título agradável de notícias. Não me entendam mal, não sou contra tê-las, pelo contrário, inclusive tenho algumas destas redes sociais, o que sou 'totalmente' contra, é com o uso abusivo das mesmas. Quando digo abusivo, refiro-me ao tempo excessivo em que gastamos nessas 'redes', buscando sei lá o quê, e acabamos por deixar de lado coisas simples, boas, agradáveis; como uma boa conversa, 'olho no olho', verdade seja dita: Às vezes, mesmo em grupos, preferimos falar por, 'mensagens', dizendo: “Depois conversamos, te mando um zap”, a resposta é sempre: “Não, por favor, vamos conversar agora”, — conversa de verdade —, então repetimos sempre da mesma forma, “Agora não, depois eu te chamo no zap”. É sempre assim — confesso que já fiz isso — na maioria das vezes, a conversa olho no olho, passa a ser olho na tela.

No meu trabalho, 'todos os dias', tornou-se cada vez mais frequente essa realidade, é assustador. Como eu disse anteriormente, e repito, 'Redes' sociais é uma faca de dois gumes, se não soubermos usar, ao invés de informar e contribuir, vai trazer desinformação e destruição. No meu intervalo de janta, por exemplo, lá meu trabalho, tem um lugar espaçoso destinado ao descanso dos funcionários, com mesas de jogos, TV, e, uma agradável biblioteca. Geralmente, a maioria dos funcionários que estão em horário de janta, usufrui desse tempo para ficar com os seus celulares grudados nos olhos, alguns jogam bilhar, e poucos — nestes me incluo — pegam um livro para ler, ou, aproveita o tempo para conversar com o amigo.

Os tempos são outros amigos, e tenho consciência disso, a tecnologia, bem como tudo na vida, deve ser usada com equilíbrio. O nosso universo pessoal tende sempre ou a pender demais para um lado, ou, para o outro, isso porque nunca buscamos equalizar as coisas. Em tudo o que fizermos, se não houver certo equilíbrio e prudência, será um problema, lembrando que, 'o veneno está na quantidade', uma vida agradável é uma vida equilibrada, devemos manter sempre boas amizades, boas conversas, ler bons livros, usar da informação virtual com moderação, sabendo selecionar o que é bom, e apartar o que é ruim. Uma faca de dois gumes quando usada com cuidado e habilidade, torna-se duas vezes mais eficiente, usada de forma errada, duas vezes mais mortal para si e para os outros.

Caro leitor, assim como esse que vos escreve, você também se utiliza das redes sociais, sendo assim, não é a minha intenção induzir ninguém a se desfazer delas, muito pelo contrário, utilize-a, usufrua, mas… Com cuidado, sempre deixando tempo para as demais coisas da vida. Eu sei que muitos já fazem isso, contudo, existem aqueles que ainda estão acorrentados nesse mundo virtual. É um bom momento para uma análise pessoal, somente dessa forma saberemos se estamos ou não em equilíbrio ou desequilíbrio conosco mesmo e com os demais.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 26/11/2018
Reeditado em 26/11/2018
Código do texto: T6512340
Classificação de conteúdo: seguro