Penso que a traição é antes de tudo um ato de desamor. Uma perda da fidelidade que o parceiro tem consigo mesmo em relação ao amor que se dá ao outro. O outro tido como objeto onde se procura aquilo que não se tem. O conceito de traição está bastante ligado a ética que, conforme sabemos está de acordo com os princípios morais de cada um. O que é traição para um pode não ser para outro. Depende desse estado de desamor já comentado. Mas quando se toca no assunto amor e sexo, estamos diante de um dilema, se ambos só ocorrem com desejos e sentimentos, então realmente o sexo sem amor é puramente fisiológico, uma satisfação de um ego doentio de posse de um troféu.
Quanto ao casamento, ocorre em ciclos e é muito importante perceber quando um ciclo termina, para vivenciar esse luto e viver o novo dentro do mesmo laço afetivo. Uma pergunta é importante de se fazer: Essa pessoa com quem eu estou convivendo, é a mesma de 20, 30 anos atrás, quando assumimos um ao outro? Certamente que não. A percepção das mudanças, e trabalhar em torno disso, são muito necessários.
Relações extraconjugais podem ser usadas como o caminho mais fácil, mas uma terapia de casal é o caminho mais precioso, podendo levar ou a um reencontro ou a uma separação definitiva. Se for a separação será benéfica, permitindo que ambos encontrem uma nova forma de viver. Ou se for um reencontro será com novas emoções.
Heloísa Mamede
Enviado por Heloísa Mamede em 25/11/2018
Código do texto: T6511436
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.